O vereador Rodrigo Marques (PPS) voltou a exigir. Desde a gestão de Duílio Siqueira (PSDB), em 2013, que ele quer mudanças na forma da imprensa trabalhar em sessões da Câmara Municipal de Iporá. O atual regimento dificulta o trabalho. O presidente anterior não atendeu Rodrigo Marques.
Nas sessões da semana passada o vereador voltou a apresentar pedido para alteração na Resolução 02/2006. O conteúdo desta matéria dá liberdade maior para o trabalho de profissionais da imprensa que cobrem as sessões.
O novo presidente da Câmara, Aurélio Fábio Teixeira (PTB), em conversa com a reportagem do Oeste Goiano disse que admite a possibilidade de fazer as alterações solicitadas por Rodrigo Marques. Salientou, porém, que antes vai fazer uma conversa com os demais da Mesa Diretora, pois quer tomar decisão em conjunto. Se concordarem, terá que ser apresentada nova resolução.
O que propõe Rodrigo Marques é o seguinte:
– É de competência da Câmara Municipal de Iporá a transmissão e gravação de todas as Sessões.
– Fica autorizada a transmissão das sessões pela imprensa devidamente identificada.
– Fica autorizada a gravação das Sessões da Câmara:
I – Pela imprensa devidamente identificada.
II – Pelos parlamentares
III – Por qualquer do povo, mediante prévia autorização
formalizada junto ao Presidente da Câmara Municipal.
Transmissão por emissora de rádio
Em Iporá, a Rádio Nova Onda, emissora comunitária da cidade, já manifestou interesse em, futuramente, transmitir sessões da Câmara de Iporá. Isso seria sem custos para o Legislativo. Ao fazer alterações, uma das preocupações de Aurélio Fábio, presidente, é exatamente essa, a de não criar novos gastos. A emissora está disposta a viabilizar isso sem pesar para o Legislativo.