Iporá sedia no próximo sábado, dia 15 uma das etapas da III Conferência de Políticas Públicas para a Juventude. Em todas as regiões do estado o assunto está sendo discutido, com foco na formação do cidadão e com vistas a elaboração de estratégias para que a juventude tenha o apoio que merece do poder público.
Quem está cuidando do debate em Goiás é a Secretaria Estadual de Educação. Na região, a organização é da Subsecretaria Regional de Educação. Segundo o órgão, enquanto em outras localidades as prefeituras são parceiras para custear despesas, em Iporá isso não ocorre.
A cidade vai receber para o evento pessoas de Trindade, Inhumas, Jussara, Piranhas, São Luís de Montes Belos, Palmeiras de Goiás, Aparecida de Goiânia, Metropolitana e Silvânia. Existem custos do evento e a Subsecretaria local se desdobra para fazer a sua parte, a fim de bem receber os visitantes.
A etapa de Iporá da III Conferência da Juventude será das 08:00 as 15:00, no Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. A Subsecretaria está empenhando para que toda comunidade regional participe do evento.
A discussão se dará em eixos temáticos
Eixo I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil
Eixo II – Direito à Educação
Eixo III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda
Eixo IV – Direito à Diversidade e à Igualdade
Eixo V – Direito à Saúde
Eixo VI – Direito à Cultura
Eixo VII – Direito à Comunicação à Liberdade de Expressão
Eixo VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer
Eixo IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
Eixo X – Direito ao Território à Mobilidade
Sobre a Conferência
O caráter da parceria constituída entre Superintendência de Juventude (SUJUV) e Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) é de cunho mobilizador e participativo. A SEDUCE, com esta parceria, compromete-se a promover a discussão e mobilização da juventude de suas unidades escolares, visando o fortalecimento do protagonismo juvenil na plenitude de experiências de vida de seus estudantes. Com isso, assegura integralmente uma das diretrizes do Estatuto da Juventude, a saber, “ampliar as alternativas de inserção social do jovem, promovendo programas que priorizem o seu desenvolvimento integral e participação ativa nos espaços decisórios”. (BRASIL, 2013, p. 8)
Quanto à participação, a SEDUCE atuará através de suas Subsecretarias (SREs), nas Conferências Regionais, que estão agendadas para o mês de agosto. Os servidores atuarão como membros da equipe organizadora, dando suporte aos Conselheiros de Juventude, que estarão à frente do trabalho, e também como facilitadores nas salas de discussões temáticas, que ocorrerão dentro da Conferência. Serão 11 (onze) facilitadores e mais 3 (três) de Povos Tradicionais ( 2 indígenas e 1 quilombola – das regionais de Rubiataba, Cidade de Goiás e Campos Belos, totalizando para cada uma das SREs mencionadas 12 facilitadores).
Cabe às SREs convidarem e indicarem os facilitadores de sua região, lembrando que poderão ser convidados servidores de outros órgãos, tais como: UEG, Ministério Público, Secretaria de Saúde e de Segurança, Conselho Tutelar, Associação de Bairros, Grêmios Estudantis, Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente, entre outros que contemplem o perfil desejado. Ressaltamos a relevância de que se envolvam representantes dos três poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário – além das esferas privada e municipal.