Os que moram no Setor Novo Horizonte II, em Iporá, enfim, vão ter a chance que tanto queriam. Relatarão ao prefeito Danilo Gleic Alvesdos Santos (PSDB) sobre os muitos problemas que afligem o setor. Em reunião marcada para este sábado, 14, às 16 horas, na Rua Corumbaíba, o prefeito afirmou que vai estar presente. Por meio do vice-prefeito Adeilton Ferreira e de um dos moradores, senhor Claudio de Souza e Silva, ficou acertada a participação do prefeito e do vice. Eles vão ouvir uma série de clamores.
No dia 11 de agosto passado o Oeste Goiano publicou a seguinte reportagem sobre os problemas do Setor Novo Horizonte II.
Moradores do Setor Novo Horizonte II querem solução de graves problemas
Buracos e poeira nas ruas, matagal, falta de segurança pública e precariedade no atendimento do posto de saúde são os principais problemas do Setor Novo Horizonte II. Os moradores marcaram uma reunião para ontem à tarde, sábado, 10. Chamaram previamente a reportagem do Oeste Goiano, a qual compareceu para a cobertura. Na casa do senhor Claudio de Souza e Silva, na Rua Corumbaíba, reuniram 55 moradores para falar dos problemas locais e, juntos, esboçar alguma ação que vise a busca da ação do poder público.
A moradora Rosana Pitomba disse aos presentes que todos os vereadores e mais o prefeito foram convidados para a reunião. Nenhum deles compareceu. De autoridades convidadas, quem se fez presente foi a Polícia Militar, através do Subtenente Moreira e do Sargento Ailton Rodrigues. Aos militares foram expostos os graves problemas da área de segurança, com relatos de arrombamentos em casas e presença escancarada de usuários de drogas nas ruas, fato que amedronta as famílias. O Subtenente Moreira orientou aos moradores para que, sempre que vejam uma atitude suspeita, para que liguem no 190 da Polícia Militar. “Vamos ligar, chamar e prevenir”, afirmou o subtenente, pois a PM vem.
Buracos, poeira, matagal, lixo e carniça
Um problema que está afligindo seriamente os moradores do Setor Novo Horizonte II é a poeira. Não há asfalto. Segundo o morador Claudio de Souza e Silva existem os relatos de asma que afetam crianças em razão da poeira que paira no ar. Mas o problema vai além. As ruas estão esburacadas, tem muito matagal e até carniça jogada nos muitos lotes baldios do setor. Claudio de Souza e Silva disse lamentar que o Setor Novo Horizonte II, localizado ao lado do Lago Pôr-do-Sol, que é o cartão postal da cidade, esteja tão abandonado.
A moradora Divina Gomes de Souza, presente na reunião, lembrou que setor iporaense como o Santo Antônio está ganhando até quadra de esportes, enquanto que o Novo Horizonte II não tem nem asfalto. Outros lembraram que o asfalto do centro da cidade está sendo restaurado e nos bairros os moradores precisam tolerar a poeira desse período do ano.
Distância do Posto de Saúde
Outra reclamação dos moradores é na área de saúde. Eles reclamam de que, embora estejam mais próximos da unidade de saúde localizada ao lado da UEG, precisam se deslocar até o posto de saúde do Conjunto Águas Claras, isto porque, segundo afirmam, foram obrigados a se cadastrar lá naquela localidade mais distante e não na unidade mais próxima. Sobre atendimento de posto de saúde também reclamaram, dizendo ser preciso levantar 5 da manhã para agendar uma consulta.
Moradores querem ir até o prefeito
Após várias manifestações de moradores durante a reunião, Carlos Argumedo, também residente no local, disse que é preciso que se tomem providências. Ficou definido que haverá uma nova reunião para a organização de uma manifestação pública e que, provavelmente será uma caminhada até a Prefeitura, em data a ser definida.
Antes disso, cabe a Prefeitura manifestar sobre os problemas levantados pelos moradores. O espaço está aberto.