Nesta quarta-feira, 4, emedebistas de Iporá estiveram em Brasília, no Congresso Nacional, onde foram recebidos pelo Senador Vanderlan Cardoso, oportunidade em que foi anunciado para Iporá uma verba no valor de 2.306.338,00 (dois milhões, trezentos e seis mil e trezentos e trinta e oito reais), recurso advindo de leilões de petróleo e que é fatiado entre municípios brasileiros, estado e parte dele para obras da União.
O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê que a União dividirá com estados e municípios parte dos recursos oriundos de leilões de petróleo. E imediatamente o senador Vanderlan Cardoso, que atuou na tramitação da matéria, chamou ao Congresso Nacional prefeitos goianos para dar a notícia, mostrando a planilha, com valores diferenciados para municípios, conforme o tamanho da cidade.
O acordo da chamada “cessão onerosa” foi fechado pela Petrobras com a União em 2010 e permitiu à estatal explorar 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal na Bacia de Santos, sem licitação. Em troca, a empresa pagou R$ 74,8 bilhões.
Iporaenses no Congresso
Foram ao Congresso Nacional os iporaenses José Carlos (Zezinho), que é presidente do MDB na cidade; João Batista da Saneago, liderança do partido e os vereadores emedebistas Adriano Coutinho (Didi) e Carmo Freitas Campos. Os iporaenses foram ao Congresso acompanhados pelo deputado estadual Paulo César Martins, também do MDB. Em Brasília, eles foram recebidos pelo senador filho de Iporá, Vanderlan Cardoso, e também por Luiz Carlos do Carmo, também senador e do MDB. João Campos, deputado federal por Goiás e representante de Iporá no Congresso Nacional também recebeu os iporaenses.
Para os três membros do Congresso Nacional os iporaenses entregaram 32 pedidos de emendas parlamentares, versando sobre os mais diversos assuntos. São verbas em diversas áreas que os iporaenses querem que os congressistas incluam no Orçamento da União para o ano de 2020. Eles foram a Brasília em hora oportuna porque este é o momento em que estão sendo acolhidos os pedidos para emendas parlamentares. Mostrando estarem atentos na defesa dos interesses da cidade, eles marcaram presença no Congresso Nacional, de posse dos 32 pedidos entregues aos parlamentares.
De volta a Iporá, os emedebistas contactaram a imprensa sobre a proveitosa viagem a capital federal. Na redação do Oeste Goiano, disseram que o objetivo da visita ao Congresso Nacional foi a defesa dos interesses de Iporá. Disseram ainda que quanto aos R$ 2.306.338,00 que Iporá vai receber ainda este ano, esperam que o atual prefeito faça bom uso deste dinheiro, com aplicação em obras que atendam as muitas necessidades da cidade.