“A redução das taxas do FCO vai trazer alívio a muitas empresas e contribuir com o crescimento econômico do nosso país”, disse Vanderlan
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) usou a tribuna do Senado Federal, nesta terça-feira (15), para falar sobre a redução dos juros cobrados por empréstimos do Fundo Constitucional do Centro Oeste, o FCO. Desde o ano passado, Vanderlan e um grupo de senadores da região Centro-Oeste, bem como representantes de instituições como a Sudeco, a Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (Adial), as Federações das Indústrias e empresas do setor produtivo, realizam estudos e buscam soluções para esta redução.
De acordo com o senador, há casos em que as taxas saltaram de 5,27% ao ano em dezembro de 2018 para 23% ao ano em dezembro de 2021 o que se tornou inviável para muitas empresas. “Trata-se, hoje, de uma taxa mais alta do que empréstimos em bancos privados. Juros tão altos podem desencadear em inadimplência, falência, desemprego e etc ao invés de promover o desenvolvimento regional, que é a essência do fundo”, disse.
Vanderlan informou que as negociações avançaram e as sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho para reduzir as taxas e juros foram acatadas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.
“Agora, estamos aguardando a análise e a deliberação do Conselho Monetário Nacional sobre essa questão, o que deve ocorrer nos próximos dias. Se a minuta apresentada for acatada pelo Conselho, as novas regras entram em vigor e vão trazer alívio a muitas empresas, contribuindo assim, para o crescimento econômico e geração de emprego e renda no nosso país. Estou muito otimista e certo de que venceremos mais essa batalha”, finalizou.