Todos os vereadores da Câmara de Iporá aprovaram um requerimento de autoria do vereador Carmo Freitas Campos (PMDB), que pede que os sepultamentos no Cemitério São João Batista, em Iporá, possam ser feitos até às 22h30. Atualmente, os sepultamentos só podem ser feitos até às 18h.
O vereador justifica que muitas famílias já reclamaram a ele sobre o fato de não poder serem feitos sepultamentos após às 18h: “Em certas ocasiões em velórios alguém que viaja de longe não pode ver seu ente querido, pois é preciso fazer o sepultamento mais cedo, conforme a regra atual”. Carmo também explica que, ao dilatar o horário de sepultamento, tal medida vai evitar muitos constrangimentos aos familiares. Ele fala em revolta e indignação que já percebeu entre familiares que passaram pelo triste fato.
O vereador relata casos de que o corpo tem que ir ao IML e que ainda atrasa muito mais um sepultamento ou de ter que ser sepultado às pressas antes que o cemitério feche as portas. “Não poder velar um corpo por um tempo razoável é um fato ainda mais triste para a família do falecido”, explica o vereador.
Para possibilitar isso o requerimento do vereador peemedebista solicitou também que seja feita uma melhoria na iluminação do cemitério. Ele explica que tanto a melhoria da iluminação quanto a dilatação do prazo de sepultamentos são medidas simples, possíveis e que vão agradar.
“O cemitério tem dois funcionários e basta um escalonamento de horários entre eles para a dilatação no horário de sepultamentos”, explica o vereador. Carmo Freitas ainda cita a possibilidade do profissional estar em um plantão alcançável para ser chamado, se necessário.
De requerimento aprovado o vereador agora aguarda que o prefeito Naçoitan Leite (PSDB) tome essa importante providência e que ao executá-la será aplaudido pela comunidade, pois a medida é realmente muito necessária.