Em requerimento elaborado pelo vereador Divino Liandro, a mesa diretora da Câmara através do Vereador Suélio Gomes convidou o engenheiro Edmundo Nunes (Aragão) da Elmo Engenharia para dar explicações sobre as obras de construção do esgoto em Iporá. O Engenheiro foi acompanhado do Técnico em Segurança do Trabalho da obra, Leandro Alves.
Reunidos na Sala das Comissões, os Vereadores perguntaram sobre o andamento da obra e os consequentes, mas aceitáveis, transtornos gerados. Os profissionais explicaram que esta é uma obra estadual contratada pela Saneago e que pretende implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário em toda cidade.
Já foram construídos 117 km de coleta de um total contratado de 155 km. Isso indica que 6.128 unidades coletoras (54%) já estão em funcionamento ou prontas para receber autorização para ligação da Saneago, de um total de 11.291 pontos. Todo o Centro já tem o esgoto residencial coletado e enviado para ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Questionados sobre o mal cheiro em alguns pontos da cidade, o Técnico Leandro lembrou que o fato da rede de esgoto ter sido concluída em determinada rua, não significa que os moradores já podem fazer as ligações. E que são justamente as ligações clandestinas, sem autorização da Saneago, que provocam o mal cheiro e até retorno do esgoto. Cada morador deve esperar o comunicado prévio da empresa.
Outro ponto de questionamento foi sobre as obras de recuperação do pavimento após a abertura e fechamento das valas onde foram instalados os tubos. O Engenheiro garantiu que cada trecho é concluída em no máximo uma semana, precedido de fechamento e sinalização da via, comunicado aos moradores, corte do pavimento, escoramento, compactação do fundo, assentamento do tubo (de 100mm a 150mm), cobertura, compactação e recuperação do asfalto e calçadas danificadas. Sobre uma possível má qualidade do asfalto, Aragão garantiu que a empresa segue padrões definidos pelo contratante e que toda obra passa por auditoria e que diferente do que se pensa, é importante que os veículos passem por cima do novo pavimento para ajudar na compactação. Qualquer situação adversa, os moradores podem procurar o escritório da Elmo Engenharia que o problema será rapidamente resolvido.
Gerando em média 60 empregos diretos, a obra deve prosseguir por pelo menos mais 01 ano até sua conclusão, quando Iporá terá toda ligação de esgoto sanitário. Participaram da reunião, o Presidente Suélio Gomes e os Vereadores Divino Leandro (Perigoso), Didi Coutinho, Paulo Alves, Eurides Laurindo e Samuel Queiroz. “A população cobra do Vereador o andamento da obra, o buraco no asfalto, o barro na sua porta… Esta conversa foi importante para termos mais informações sobre esta grande obra, que traz transtornos, mas em breve trará benefícios e avanços significativos na modernidade da nossa cidade e na questão da saúde pública”, comentou o Presidente Suélio Gomes.