Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Vídeo feito por escola iporaense é premiado em concurso

Um vídeo feito sobre meio ambiente foi escolhido para ser premiado pelo IF Goiano Campus Rio Verde. O estabelecimento de ensino iporaense é a Escola Municipal Valdulce Sena Silva Coutinho, onde alunos, professores e equipe gestora empenharam em algo muito positivo.

Feita uma ampla ação ambiental e documentada em vídeo, isso foi submetido a concurso. A equipe da escola participou do Concurso de Projetos com Produção de Vídeos – Ciência, Arte e Inovação, com o vídeo inscrito na temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, com foco no Cerrado” e foi vencedor na categoria Ensino Fundamental – Anos iniciais. A cerimônia de premiação ocorrerá no IF Goiano Campus Rio Verde no dia 28 de maio de 2025.

O Projeto

O projeto CiênciArte no Cerrado está em desenvolvimento desde o mês de fevereiro de 2025 na turma de 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Valdulce Sena Silva Coutinho – Iporá, Goiás. O objetivo é conhecer a fauna e a flora do Cerrado para sensibilizar novas posturas com o nosso ambiente. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas, contando com o auxílio dos bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID Interdisciplinar (Pedagogia e Química) do IF Goiano, a professora da turma, Raiane Silva Lemes, a professora de apoio, Vanusa e a professora orientadora, Nara Alinne Nobre da Silva.

            As atividades foram desenvolvidas sob o bojo da Alfabetização Científica, entendida neste projeto como um processo para que os estudantes construam uma visão crítica sobre Ciências e se apropriem de conhecimentos que contribuam com novas percepções sobre o seu cotidiano, especialmente, sobre o Ambiente. Além disso, buscou-se a interdisciplinaridade a partir de atividaes que relacionaram, entre outros, a Arte e a Ciência. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas:

            1) Construção de um portfólio – foi ensinado sobre o bioma Cerrado, com foco em suas características e diversidade, e problematizado a questão das queimadas. As estratégias utilizadas envolveram roda de leitura, pinturas, caça-palavras, estudos sistematizados sobre escrita contextualizando com o Cerrado.

            2) Oficina de origami e pinturas com tintas naturais – teve um estudo sistematizado sobre fauna do Cerrado e depois, realizou-se a produção de uma borboleta a partir de um origami para trabalhar habilidades motoras finas, concentração, visão espacial, criatividade e organização. Posteriormente,

realizou-se pinturas em tela utilizando tintas naturais que foram produzidas pelas bolsistas do PIBID com materiais do Cerrado, entre elas, a folha do pequizeiro. Os estudantes deviam escolher algum elemento da fauna e/ou flora do Cerrado. As escolhas principais foram pequizeiro, lobo-guará e ipê. Também, foi explicado sobre como os indígenas já utilizavam materiais do Cerrado para produção de objetos, pinturas corporais e outros.

            3) Palestra “Conhecendo a fauna e a flora do Cerrado” – convidamos um Educador Ambiental para ministrar a palestra, a centralidade foi um experimento para falar sobre a importância das matas ciliares e as características da fauna e da flora.

            4) Plantio de mudas – na última fase realizamos o plantio de duas mudas de ipê, neste momento os estudantes participaram ativamente e discutiu-se sobre os problemas do desmatamento, as secas na região de Iporá e a falta de água. Em decorrência, observou-se o envolvimento dos estudantes com o tema, a participação nas aulas com pinturas e durante a plantação.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional
Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional