O deputado federal Rubens Otoni (PT) realizou na noite desta sexta-feira, 25, na Câmara Municipal de Iporá, o seminário “Preparando o PT para novos desafios”. A 24ª edição de iniciativa do Mandato Popular de Rubens Otoni contou com a presença de representantes dos municípios de Iporá, Aragarças, Diorama, São Luis dos Montes Belos, Israelândia, Montes Claros, Bom Jardim, Piranhas, Ivolândia e Fazenda Nova.
Otoni explicou que o objetivo do seminário é discutir os próximos passos do Partido dos Trabalhadores. Debater com os militantes e lideranças petistas, juntamente com a população e outros partidos, na discussão da nova realidade do país.
Os 33 anos de história do PT, o desafio de conquistar membros para o partido e alcançar a presidência da República, além de provar que a legenda sabe governar com avanços socias, ecônomicos e políticos foi o primeiro momento do seminário. “O PT tem 33 anos e quando ele começou pouca gente acreditava. Hoje colhemos os frutos que foram plantados há 35 anos atrás”, lembra o parlamentar do ínicio da criação do partido. Rubens Otoni, um dos fundadores do PT em Iporá, deixou a seguinte pergunta para as pessoas presentes: “e quem estiver aqui daqui 35 anos, estará colhendo que realidade?”
O parlamentar reforçou que o principal desafio para o próximo período é a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ele salientou ainda que o Partido dos Trabalhadores tem que aumentar sua representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e manter o dialógo com outros partidos para eleger o governador do Estado.
Sugestões e reflexões
“O PT veio para mudar o jeito de fazer política e dessa forma transformar a sociedade”, enfatizou Rubens Otoni ao destacar que o Partido dos Trabalhadores precisa estar interessado e aberto para o diálogo com outras forças políticas. “Mesmo com partidos que não sejam nossos aliados. Devemos respeitar e se fazer respeitar”, defende. O parlamentar também destacou a importância do diálogo entre legenda e a sociedade, “se o PT quer representar, ele também tem que ser amplo ao conversar, ouvir e entender as necessidades da comunidade”.
O deputado federal acredita que para fortalecer o PT é preciso que novos cidadãos sejam convidados para se filiar e participar da legenda. “Temos que estar abertos para buscar novas lideranças. O PT deve ser a escola política e estar de portas abertas para quem está interessado em aprender”, disse ele.
Rubens explicou que é preciso buscar os jovens e as mulheres para o Partido dos Trabalhadores ser uma força de transformação política. Ele declarou que os jovens tem “a criatividade, imaginação e o sonho. E a pessoa que tem o sonho tem mais chances de atingir seus objetivo”. Da mesma forma, ele defende a participação das mulheres. “Sensibilidade, intuição, cuidado e responsabilidade, elas trazem as qualidades que faltam na política e também no PT”.
Presenças
Também participaram do seminário, a representante do PT em Iporá, Silda Dias Loreno; o vice-presidente do PT estadual, Ceser Donisete, os prefeitos de Ivolândia, Fabio Seabra (PPS), e de Diorama, Edison Ferreira (PMDB) e seu vice, Valdu dos Reis (PT), além dos vereadores e liderenaças dos municípios presentes. (do site do deeputado: www.rubensotoni.com.br)