Sempre inovando em projetos socioambientais, o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva desenvolve, desde o início do primeiro semestre deste ano um projeto de intervenção denominado Gota a gota. Este foi idealizado e estruturado pelo professor de Ciências Alex Batista Moreira Rios em parceria com as professoras do AEE Athaize Padilha Correia Alves e Cely Teixeira Martins sob a orientação e apoio da professora Gizélia Beatriz da Silva, coordenadora do projeto Agente Jovem e da equipe gestora da instituição.
Os objetivos desse projeto consistem em reduzir o consumo e o desperdício de água e energia elétrica por funcionários e alunos da escola, além de levar os estudantes a produzirem menos lixo e a zelar mais pela organização e limpeza das salas de aula permanentemente. Para isso, os dirigentes do Gota a gota capacitaram estudantes do nono ano e do Ensino Médio para atuarem como monitores, executando a maior parte das etapas do projeto. Houve também articulação entre professores e os funcionários da limpeza que se tornaram importantes colaboradores, pois a mudança deve partir de todos.
Dentre as ações já desenvolvidas destacam-se:
• A construção de um captador de água dos ares condicionados, o qual em menos de 24 horas armazena 300 litros desse líquido, que é utilizado na limpeza diária dos pátios e banheiros;
• O maior monitoramento para manter as luzes apagadas e aproveitar mais a iluminação natural, bem como manter as portas fechadas enquanto os ares estiverem em funcionamento;
• Reduzir a produção do lixo nas salas de aula e a depredação de carteiras e paredes por meio de monitoramento diário e por turno.
As etapas executadas foram apresentadas no encontro de Agentes Jovens do Proemi do estado de Goiás, pelos estudantes Lucas Vinicius de Sousa Silva e Michelly Medeiros de Souza no mês de abril, condecorando o colégio entre os 10 melhores projetos das escolas do estado.
Todas essas ações já promoveram mudanças positivas para a instituição. A próxima etapa consistirá em coletar separadamente todo o papel descartado nas salas de aula e secretaria para promover sua reciclagem para confeccionar artesanato decorativo.