No ano de 2011 houve muitos acontecimentos na área de saúde, inaugurações, campanhas, caminhadas e reavaliações
ACCI realizou caminhada contra o câncer de mama
A atividade teve como objetivo colocar em evidência a saúde preventiva.
Foram feitas reuniões. A intenção das entidades envolvidas, dentre elas a Associação de Combate ao Câncer em Ipora (ACCI), Instituto Avon e Policia Militar foi envolver o maior número possível de segmentos sociais e despertar as pessoas para essa doença que tem acometido cada vez mais as mulheres em todo o mundo. “Apesar de não ser o tipo de câncer com maior incidência, é o que mais provoca óbito no sexo feminino”, afirmou a vice-presidente da ACCI, Dayse Vilela, em entrevista à imprensa.
Câmara de vereadores concedeu moção de aplauso a Lucélia Borges de Abreu Ferreira
A moção faz referência às conquistas da profissional e como estas funções vem sendo desenvolvidas com brilhantismo. Dentre elas, o desempenho das atividades de Secretária Municipal de Saúde de Iporá Goiás, de Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (COSEMS) e, Fiscal de Vigilância Municipal de Goiânia Goiás. E ainda, por ter, recentemente conquistado a função de Diretora Administrativa no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASMEMS) como forma de reconhecimento do trabalho brilhante junto a todos esses órgãos.
Campanha de Prevenção contra o Câncer de Pele realizou 395 atendimentos
O evento ocorreu em várias cidades brasileiras, numa ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Iporá essa ação de saúde tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Associação de Combate ao Câncer (ACCI).
Atuaram na campanha o Dr. Bones Ferreira Gonçalves Júnior, médico Dermatologista voluntário e as médicas Doralice Capuzo Gonçalves, Renata e Luciana Menezes que se empenharam em servir, especialmente com foco na população de baixa renda.
Conselho Municipal de Assistencia Social realizou a IV Conferência Municipal de Assistência Social
Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores.” a conferência teve como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do sistema único de assistência social (SUAS) na perspectiva de valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. E ainda, eleger quatro delegados para VIII Conferência Estadual que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Setembro.
CREAS promoveu reunião para tratar de abuso sexual de crianças e adolescentes
A reunião teve como objetivo explanar informações acerca dos serviços prestados pelo CREAS, bem como, apresentar informações que indiquem em abuso sexual e estratégias de intervenção junto aos órgãos de proteção, tais como, CREAS, Polícia Civil e Ministério Público – frente à ocorrência de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A reunião foi conduzida pelo CREAS e pelo Delegado de Policia Vinicius Batista da Silva.
A Clínica Nefrocenter ficou pronta para ser inaugurada
Depois de demora que estressou muitos, enfim, a Clínica de Hemodiálise, a qual foi dado o nome de Nefrocenter, superou seu maior entrave, a ligação à rede de esgoto, ocasião em que reuniu no local prefeito e auxiliares para celebrar a satisfação da superação do problema.
Equipe de Saúde Vila Brasília comemora o dia do idoso
Kelly Rejanny, Enfermeira daquela unidade de saúde disse que a festa já acontece a seis anos consecutivos e visa comemorar o dia do idoso que é comemorado em setembro. Ademais, visa integrar os idosos entre si e com a equipe de saúde.
Equipe Saúde da Família Zé Pilão da Vila Brasília realizará edição especial do forró caipira
O evento aconteceu como forma de arejar a atividade e comemorar o mês junino. Na oportunidade além de show com Marcos e Adriano que animou a festa; aconteceu também uma quadrilha improvisada com os participantes e venda de comidas típicas para arrecadar recursos para realizar a Festa do Idoso
Foi realizada a terceira conferência municipal de saúde
De acordo com exposto na reunião e segundo o regimento interno; a reunião teve como objetivo “avaliar a situação de saúde no município, propor as diretrizes para a formulação e ou redirecionamento de Políticas Públicas de Saúde e atualizar o Plano Municipal de Saúde, e contribuir para a reorientação do modelo de atenção à saúde, definir diretrizes para o fortalecimento da participação social e ainda proporcionar subsídios e eleger delegados representantes para a VII Conferência Estadual de Saúde/CES.” De maneira que, o tema central da conferência e os eixos temáticos foram tratados por meio de exposição, discussões, avaliação, votação e confecção de um relatório contendo demandas e propostas de solução.
Idosos vila Brasília
Idosos da Vila Brasília aprenderam a viver esta fase da vida com a alegria a que tem direito. Apoiados pelo serviço de saúde pública do setor, toda sexta-feira, 3 da tarde, tem aquilo que eles chamam de “Forró no Galpão”. O horário diferente é escolhido exatamente para ser exclusivo do pessoal da melhor idade e não despertar a presença de pessoas mais jovens e que possuem outras opções para se divertir.
CRF homenageia Lucélia Borges Abreu Ferreira
Em razão de toda sua trajetória profissional, Lucélia Borges de Abreu Ferreira foi homenageada no dia 21 de janeiro pelo Conselho Regional de Farmácia. A solenidade foi no auditório da indústria farmacêutica Cifarma, onde teve a entrega de títulos de Honra ao Mérito Farmacêutico para profissionais Goianos. Lucélia Borges de Abreu Ferreira recebeu a honraria por sua atuação na Saúde Pública.
Secretaria de saúde homenageia Lucélia Borges Abreu Ferreira
A recepção calorosa para a Secretária de Saúde de Iporá foi porque ela foi eleita presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde (Cosems), um dos órgãos mais importantes na saúde em Goiás e que ajuda a decidir importantes questões da área. Lucélia já era vice-presidente do Cosems.
Foi firmado o consórcio para construção do novo aterro sanitário
Depois de várias reuniões; prefeitos das cidades de Amorinópolis, Diorama, Jaupaci e Iporá se mostraram determinados a estabelecer o consórcio para a construção do aterro sanitário simplificado para tratamento de resíduos sólidos.
Sobre os resultados da reunião o prefeito de Diorama; o Sr. Edson Ferreira afirmou que depois das discussões foram divididas as tarefas. E que de fato o consórcio vai acontecer entre os municípios.
Questão do Vertente Rica foi adiada
O Promotor de Justiça Sr. Dr. Murilo da Silva Frazão disse uma vez que se devem ser solucionados um problema de cada vez; a questão do vertente rica foi adiada para priorizar a questão da água tratada na Vila Brasília, assunto de maior importância. E assim que esta questão for solucionada serão retomadas as ações para recuperação da referida vertente que consiste na proteção, reflorestamento e proteção das margens do córrego abaixo da Vila Brasília.
Questão da água tratada na Vila Brasília foi adiada
A reunião que estava marcada para os dias 07 e 08 de Junho foi adiada para data posterior devido a uma série de acontecimentos que ocorreram na Comarca de Iporá próximos aqueles dias. Posteriormente com a mudança de promotores não foi mais falado sobre o assunto. E em dezembro adiado para janeiro de 2012.
Dr. Saulo e seus vários cargos foram alvos de polêmica
Promotor de Justiça Murilo da Silva Frazão diz que chegou na Promotoria uma denúncia sobre o excesso de cargos exercidos por Dr. Saulo. Denúncia que ainda constitui objeto de investigação. O Promotor então recomendou ao Sr. Prefeito José Antonio da Silva Sobrinho que exonerasse o Dr. Saulo de Tarso do cargo e comissão de Diretor do Hospital Municipal, pois não poderia exercer a função de Médico e Diretor ao mesmo tempo, sendo que este último requeria por lei o cumprimento de 8 horas diárias. O prefeito então acatou a recomendação da Promotoria, exonerando o Dr. Saulo do referido cargo.
O promotor de Justiça Murilo da Silva Frazão afirmou que se Dr. Saulo continuasse como Diretor do Hospital Municipal o faria em desacordo com o texto da lei.
Promotoria fez recomendação sobre a apreensão de animais à Prefeitura de Iporá
Sobre a referida recomendação realizada pelo Promotor de Justiça Tiago Galindo que solicitava por parte da Prefeitura Municipal de Iporá um local próprio para abrigar animais, tais como, bovinos, eqüinos, muares e caprinos decorrentes de captura de fiscalização ainda não foi cumprida pela Prefeitura de Iporá. Como alternativa, Ivair Queiroz – Secretário da Ação Urbana – afirmou que quando ocorre a necessidade uma vez que, se torna inviável e muito dispendioso criar uma estrutura para tal fim; é utilizado o Parque Agropecuário de Iporá por meio de convênio com a Prefeitura para abrigar os animais.
ACCI realizou o forró com os artistas
No salão do Clube Recreativo de Iporá o baile foi até altas horas da madrugada. A sequência de apresentações musicais teve, pela ordem, João Victor e Rangel, Batista Rossi, Bruno e Rangel, Marcos e Adriano, Júnior César e Osmano e Geovani Baroni e Luciano. Por volta de meia noite e meia houve o concurso do forró, coordenado por Mirelle Rosa, do Studio de Dança.
O evento cumpriu bem seu objetivo de arrecadar dinheiro e também de promover lazer para o povo.
Unidade de Saúde da Vila Itajubá foi inaugurada
No Posto de Saúde inaugurado funciona também o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que consiste em um serviço de profissionais da área de saúde que servem a todos os PSFs da cidade. O Posto reformado e ampliado tem até uma piscina que é para servir aos que necessitam de terapia na água. Além de grande prédio, o novo posto tem moderno mobiliário e equipamentos para bem servir aos pacientes. Os que falaram na inauguração diziam que este trata-se da melhor estrutura de unidade de saúde, não só de Iporá, mas da região.(João Batista da Silva Oliveira)