Alunos do curso de Bacharelado em Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Ipora (FAI): Vanessa Sousa Trindade, Beatriz Alves Araújo, Geovanne Alves Souza Morais e Valtemiro Veloso da Silva, também a professa Esp. Bióloga Joice Costa Martins, foram selecionados para participarem do 15° e 16° Monitoramento Ambiental da Herpetofauna (Répteis e Anfíbios) na Mineradora NXGOLD e Mato Grosso. As visitas ocorrem nos dias 26 a 28 de maio e 24 e 25 de outubro desse ano.
Segundo o Prof° MSc. Biólogo Dhego Ramon dos Santos, coordenador do curso de Gestão Ambiental, responsável pelo monitoramento, já é o quarto ano seguido em que a UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) e o Departamento de Meio Ambiente da NXGOLD SA, abre as portas dando-lhe a oportunidade para os alunos de Gestão Ambiental da FAI conhecerem uma empresa que é referência na área de Tecnologia em Mineração no Estado de Mato Grosso.
Segundo ainda o professor, o Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas, ou sejam, são realizados como parte das exigências legais ambientais a empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental.
O professor parabeniza os alunos pela dedicação, esforço e conhecimento da equipe. Ressalta ainda que em um curto espaço de tempo, quando chegarem novos empreendimentos para Iporá e região, como a Mineração do Níquel e Montes Claros de Goiás e o beneficiamento de Cobre em Bom Jardim de Goiás, além de possíveis novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), dentro outros, sem dúvida, esse alunos formados em Gestão Ambiental ponderam atuar como mão de obra técnica especializada, nas áreas de: Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Sólidos, Fauna, Flora, Ecologia e Administração Ambiental, visto que foram exaustivamente preparados para isso, afirma o professor.