Para o vereador Marinho da Mata (MDB), não há interesse das autoridades de Iporá em conter o fogo que desde 22 dias alastra-se pelo lixão de Iporá.
O vereador é morador da Vila Brasília, bairro próximo ao lixão e atesta que já são muitos dias em que uma fumaça tóxica aflige os que residem no setor.
Já teve dias, em fase inicial, que essa fumaça chegou em vários outros setores da cidade. O vereador Marinho da Mata entrou em contato com o Oeste Goiano para anunciar que na Vila Brasília a fumaça ainda persiste.
Já inconformado com isso, o vereador fez ações em três frentes: denunciou ao Ministério Público, fez manifestação na Tribuna da Câmara e procurou os meios de comunicação.
Para justificar que as autoridades não querem mesmo o fim da fumaça, ele conta que os caminhões da Prefeitura jogam lixo sobre o fogo, o que tem feito multiplicar dias de aborrecimento para os moradores.
Para a Promotora Margarida Bittencourt da Silva Liones foi enviado ofício assinado por 9 vereadores. Dentre eles, Marinho da Mata. O ofício, que tem data de primeiro de junho, ainda é objeto de esperança, a fim de que traga resultado em favor dos moradores importunados pela fumaça dentro de suas casas. Entende o vereador Marinho da Mata que o Ministério Público poderá fazer as exigências necessárias a fim de evitar a fumaça e até para que aquele local volte a ser um aterro sanitário, como outrora já foi.