As equipes da distribuidora farão vistorias para garantir segurança e legalidade não adequadas; Distribuidora reforça orientações com agência móvel para atendimento dos comerciantes

Goiânia, 26 de junho de 2025 – A Romaria de Trindade, considerada a maior festa religiosa do Centro-Oeste, atrai todos os anos, milhares de fiéis e visitantes para Trindade, em celebração ao Divino Pai Eterno. Para garantir a segurança da população durante a celebração que completa 185 anos, a Equatorial Goiás vai realizar visitas educativas durante todo o período do evento.
As equipes da distribuidora estarão no campo realizando as conexões solicitadas, e fiscalizando ligações provisórias instaladas em barracas e comércios temporários, com o objetivo de verificar se as conexões são regulares, de acordo com os padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e estão condizentes com memorial descritivo de carga apresentado no momento da solicitação. As abordagens terão foco educativo e corretivo, orientando os comerciantes sobre os riscos de ligações clandestinas e os procedimentos corretos para solicitar energia de forma segura e buscando mitigar as perdas de energia.
Riscos de ligações irregulares além da rede elétrica
As ligações clandestinas, além de ilegais, comprometem o fornecimento de energia na região, provocando sobrecarga na rede, risco de interrupções e aumento na possibilidade de acidentes. Quando feitas sem acompanhamento técnico, essas conexões também podem colocar em risco a vida de comerciantes, romeiros e da própria população.
“A ligação provisória precisa seguir normas técnicas específicas para garantir que uma estrutura elétrica funcione com segurança, sem colocar pessoas em risco. Quando é feita de forma clandestina, há chances reais de curto-circuito, incêndio ou até choques fatais”, explica a gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da regional Metropolitana da Equatorial Goiás, Cássia Helena do Carmo.
Durante as fiscalizações, as equipes serão definidas e disponíveis para orientar os comerciantes sobre o uso correto da energia e a importância de cumprir as normas estabelecidas pela Aneel. “Nosso objetivo não é apenas coibir irregularidades, mas conscientizar a população e os comerciantes sobre os perigos que o furto de energia representa para toda a comunidade”, reforça Cássia.
Alguns desses perigos podem ser evitados com a solicitação correta e instalação do serviço de conexão provisória, feito pela coleta para evitar riscos à população quando o uso da energia elétrica tiver um tempo determinado, podendo durar até 90 dias. “Isso vale para todos os clientes que precisam de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, seja acampamento familiar, comercial, eventos de grande público ou em áreas privadas. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança, é preciso estar atento: evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias”, ressalta o gerente.
Como solicitar uma ligação provisória para a Romaria de Trindade
Os comerciantes interessados em atuar durante a Romaria de Trindade com o fornecimento de energia devem solicitar uma ligação provisória com antecedência à loja de atendimento da Goiás Equatorial no município, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Além disso, a agência móvel da Equatorial Goiás estará disponível de forma exclusiva para dar apoio nos atendimentos dos pedidos de ligação provisória do dia 23/06 até o dia 27/06, na porta da loja localizada na Rua 13, n°177, setor Vila Pai Eterno.
No momento da solicitação, será necessário apresentar:
- Documento pessoal com foto;
- Autorização da Prefeitura de Trindade e/ou Goinfra para funcionamento da barraca ou comércio;
- Lista de utensílios que serão usados
O pedido só pode ser feito presencialmente na loja da cidade ou na agência móvel, e após a solicitação, o distribuidor realizará uma vistoria técnica no local para verificar se o padrão de entrada atende às normas de segurança antes da liberação do fornecido.


Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilidades, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 entregadores que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².