
A comarca de Iporá (GO) está realizando uma nova temporada de sessões do Tribunal do Júri, com três julgamentos marcados para este mês de novembro. Todos os casos envolvem acusados de tentativa de homicídio, e as sessões acontecem no Fórum de Iporá, com a presença de autoridades do Judiciário, do Ministério Público e de jurados representantes da comunidade local.
Nesta quarta-feira, 6 de novembro, o réu Nilton Bueno da Silva está sendo julgado por tentativa de homicídio. Já amanhã, quinta-feira, 7 de novembro, será a vez de Valdomiro Bento Furtado sentar-se no banco dos réus, também acusado do mesmo crime.
A terceira sessão do mês está agendada para o dia 27 de novembro de 2025, quando será julgado Vando Moreira de Souza, igualmente denunciado por tentativa de homicídio.
Os julgamentos seguem o rito do Tribunal do Júri, composto por um juiz de direito, representantes da Promotoria de Justiça e sete jurados populares — homens e mulheres da comunidade iporaense, sorteados para exercer a função de julgar os crimes dolosos contra a vida.
As sessões reafirmam a importância do Tribunal do Júri como instrumento democrático de participação popular na Justiça, garantindo que a sociedade tenha voz nas decisões sobre crimes graves que afetam a segurança e a convivência social em Iporá e região.
