Dando continuidade à execução dos Programas de Meio Ambiente das PCHs Tamboril e Rênic, ambas localizadas no rio Bonito, entre os Municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis, foi realizada nesta Segunda feira (30), uma visita técnica ao Município de Iporá, o qual tem sido parceiro direto dos empreendimentos.
O Gerente de Meio Ambiente Elias Centofante, juntamente com a Bióloga Maiara Francielle, foram a diversos órgãos municipais, com o intuito de estreitar parcerias e fornecer todo apoio necessário a comunidade.
A primeira visita foi ao Conselho Tutelar, onde os representantes das PCHs fizeram a exposição dos trabalhos realizados nos empreendimentos na questão do Combate à Exploração Sexual Infantil. Esse assunto e relevante, uma vez que, há o deslocamento de mão de obra de várias regiões do país, principalmente do sexo masculino.
A vice presidente do Conselho Tutelar Enicleudes Souza, juntamente com as Conselheiras Tutelares Fabiana Cristina e Leonilda Lasse, informaram que a explanação desse assunto nos canteiros de obras bem, como nos colégios da região, é de extrema importância, para que, o público alvo fique ciente dos riscos corridos ao cometer tal ato.
As Conselheiras aceitaram o convite e estarão realizando as palestras, previstas para serem iniciadas ainda nesta semana.
Para complementar o tema de Combate a Exploração Sexual Infantil, o Gerente de Meio Ambiente Elias Centofante e a Bióloga Maiara, foram até a Secretaria de Saúde de Iporá, onde foi feita a solicitação à Secretária de Saúde, Daniela Sallum, a respeito da disponibilidade de Palestras sobre DSTs, (Doenças Sexualmente Trasmissíveis), com isso, além de demonstrar que exploração sexual é crime, problemas futuros como, doenças graves e gravidez indesejada poderão ocorrer. As palestras iniciarão nesta semana juntamente com o Conselho Tutelar.
Finalizando esta etapa de visitas ao Município de Iporá, os representantes das PCHs Tamboril e Rênic, foram ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde foi apresentado o Programa de Capacitação de Mão de Obra Local.
Este programa tem como objetivo a capacitação mão de obra da região, para que uma maior quantidade de pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho.
A Supervisora Técnica do SENAC Rosangela dos Santos, apresentou diversos cursos de capacitação disponíveis, e propôs a mobilizar turmas, para que com o apoio das PCHs, possam estar ministrando os cursos, os quais serão importantes para o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Na oportunidade, Rosangela, informou que uma das necessidades do SENAC, é a questão dos estágios para os estudantes dos cursos técnicos, principalmente o Técnico em Segurança do Trabalho.
O Gerente de Meio Ambiente Elias Centofante demonstrou todo apoio à cooperação com o instituto, em estar viabilizando esta oportunidade de estágio, através das PCHs Tamboril e Rênic, as quais têm como presidente o Geólogo Sevan Naves, que tem demonstrando grande interesse no desenvolvimento da região.
Secretaria Municipal de Saúde – Gerente de Meio Ambiente: Elias Centofante, Bióloga: Maiara Francielle e Secretária de Saúde: Daniela Sallum. No Conselho Tutelar de Iporá – Gerente de Meio Ambiente: Elias Centofante e Conselheiras Tutelares: Fabiana Cristina, Enicleudes Souza e Leonilda Lasse.