Na última segunda-feira, 21, as Pequenas Centrais Hidrelétricas Tamboril e Rênic receberam a visita do técnico da SEMARH (Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do Estado de Goiás) Marco Antônio Asevedo Brito. As PCHs estão localizadas nos municípios de Arenópolis e Palestina de Goiás.
Com potência instalada de 29,33 e 16 MW, as PCHs Tamboril e Rênic estarão ligadas a rede nacional de energia elétrica, fortalecendo o fornecimento de energia a todo o Brasil, reduzindo assim possibilidades de apagões.
Acompanhado pelo gerente ambiental das usinas professor Elias Centofante, no primeiro momento o técnico Marco Antônio esteve vistoriando na PCH Tamboril a área de alague do futuro reservatório para liberação da licença de supressão da vegetação. Em seguida estiveram vistoriando o traçado da Linha de Transmissão da PCH Tamboril a subestação da PCH Rênic e desta até a subestação central da CELG em Iporá-Go para liberação da licença de instalação.
A SEMARH tem a responsabilidade de coordenar a política de gestão e proteção dos recursos ambientais e de gerenciamento dos recursos hídricos, florestas e biodiversidade. Nesta visita o técnico da SEMARH pode constatar que todas as condicionantes ambientais estão sendo executadas, demostrando o compromisso do corpo técnico das usinas com o meio ambiente.
Os empreendedores, que tem como presidente o Geólogo Sevan Naves, o qual tem atuado com a energia renovável, tendo grande preocupação com o meio ambiente, entendem que é de grande importância as vistorias da SEMARH, pois, dá segurança à sociedade de que o meio ambiente está sendo preservado e ao mesmo tempo tais obras geram renda, empregos e desenvolvimento regional.