Pelo segundo ano consecutivo acontece o plantio de seringueiras em terras da região. São 5 mil mudas que serão plantadas a partir dos próximos dias. Há previsão de 7 mil mudas a serem plantadas neste segundo período chuvoso depois que um grupo de produtores da região decidiram aderir a esta cultura.
O plantio de mudas de seringueiras corrige as vagas das que não vingaram no primeiro plantio e acrescenta também novas áreas. Arnon Geraldo Ferreira, presidente da Associação dos Heveicultores de Iporá e Região (AHIR), conta que essa onda de plantio não para. A entidade que reúne os que apostam no lucro deste negócio tem mais de cinquenta membros. Vários já plantaram.
Tem produtores preparando plantios em Caiapônia, Piranhas, Amorinópolis e Iporá. Arnon Ferreira, presidente da Associação dos Heveicultores de Iporá e Região, anuncia que para esse início de temporada de chuvas serão plantadas na região mais sete mil mudas de seringueira. No ano passado foram mais de 5 mil mudas. Arnon conta que a Prefeitura de Iporá entrou como parceira na implantação de seringais no município. O transporte de mudas está sendo mantido pela Prefeitura. Antes do plantio, houve colocação de calcário no solo dos locais preparados para plantio. Esse transporte de calcário foi feito também pela Prefeitura de Iporá. Duílio Siqueira, presidente da Câmara, é um dos filiados na AHIR. Ele tem ajudado os membros da associação a obter os benefícios públicos para alavancar esta atividade. A Associação de Heveicutores conta hoje com 53 filiados. Destes, quem ainda não plantou planeja um dia plantar seringueiras.
Arnon Ferreira, presidente da AHIR, prevê que para a estação chuvosa de 2014 deverão serem plantadas outras 10 mil mudas de seringueiras em propriedades da região. Arnon afirma que os produtores estão a cada dia se convencendo mais de que o plantio de seringueira é mais vantajoso do que a criação de gado.
Plantas de seringueiras de um ano e meio, na Fazenda Jacaré (Adão e Bartolomeu)e na segunda foto as plantas no sítio de de Doro, hoje com 3 anos