Alguns diretores e membros da Coomafir reunidos nesta quarta-feira, 30, dia de aniversário da cooperativa
Coomafir chega aos 5 anos comercializando 20.000 litros de leite/dia
Com a opção de servir ao pequeno produtor a Coomafir surgiu há 5 anos atrás e hoje está muito fortalecida. A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Coomafir) faz aniversário neste dia 30 de julho. São 5 anos em que reuniu 140 produtores em algumas ações importantes e que melhoraram a vida destes e incrementaram a economia local, em um significativo efeito em cadeia.
A produção de leite é a principal atividade. Os cooperados fazem a venda em conjunto. Já são 20 mil litros de leite por dia e, vendidos a um único comprador, consegue-se um bom preço. Essa vantagem tem estimulado os produtores e feito com eles aumentem e melhorem a produtividade.
Adão Nascimento, presidente da Coomafir, cita também como importantes conquistas desses 5 anos:
– Venda de produtos atrás do P.A.A. (Programa da Conab para aquisição de alimentos)
– Venda de gêneros alimentícios da através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
– Parceria com o IF Goiano para técnicas que aperfeiçoam a produtiviade.
– Filiação à CECAF (Central das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado de Goiás)
A Coomafir esteve contando também com uma parceria com a Prefeitura de Iporá (na atual e gestão anterior) para pagamento de agrônomos que cuidaram de assistência técnica aos cooperados. No momento, esta parceria está interrompida. Atualmente, a própria cooperativa mantém por sua conta dois agrônomos que dão assistência técnica aos produtores.
A Coomafir tem uma organização e captação de taxa operacional que já lhe permite ter 7 funcionários. Adão Nascimento, presidente, e Valdeci Lima, vice-presidente, falam também de metas. Eles listam para o futuro:
– Colocar produtos de seus cooperados no mercado convencional
– Trabalhar entre cooperados com plantio de soja para finalidade de biodiesel
– Construção da sede da cooperativa
A Coomafir surgiu com a iniciativa de 36 membros fundadores. À frente, Adão Nascimento, como ferrenho defensor do cooperativismo. Ele relembra que houveram dificuldades. Dos 36 fundadores muitos desistiram. A Coomafir chegou a ficar somente com 7 membros. Hoje, tem 140 cooperados e ninguém fala em sair.
Valdeci Lima, vice-presidente, afirma que atualmente, com a garantia de comercialização dos produtos, se vê produtores entusiasmados. Os cooperados sabem que a cooperativa luta para garantir a comercialização. Além da atividade leiteira, os cooperados estão produzindo alface, cheiro verde, couve, abacaxi, mamão, melancia, milho verde, mandioca, quiabo, banana maçã tropical, tangerina e abobrinha. A avicultura para produção de ovos também é significativa entre cooperados.