No dia 18 de junho passado foram divulgados índices de qualidade de vida que mostram que Iporá vem descendo no ranking de municípios brasileiros. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fechou dados referentes ao ano de 2013, o primeiro dentro de nova gestão das cidades brasileiras. Iporá caiu para o índice 0.6129. Um ano antes o índice divulgado era de 0.6363. Iporá perde em qualidade de vida e na forma como são geridas as receitas públicas. Esse índice da Firjan para Iporá já foi de 0.7237 (que foi divulgado em 2010 e tendo o ano de 2009 como base).
A Firjan faz um trabalho em todos os municípios brasileiros, juntando todos os dados possíveis referentes às áreas de receita pública, educação, saúde, geração de empregos, etc… O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal visa, com a soma de diversos dados, identificar a qualidade de vida da população. Os dados de cada município podem ser acessados no site da Firjan (www.firjan.org.br).
A Firjan, após avaliar os números de um ano, trabalha com conceitos. Apurou que para 2013 Iporá tinha Conceito A em liquidez e custo da dívida e um conceito fraco em investimentos. Veja gráfico abaixo:
COMENTÁRIO:
Telma Aparecida Lucas · PUC Goiás
Triste!