Este sábado é de intenso tráfego de carros, pedestres e carregadores na Avenida XV de Novembro, trecho de início desta via até a Praça da Liberdade, cujo espaço no centro das duas pistas e nas calçadas, terá mais de 1.000 barraqueiros que estão se estabelecendo para o lado comercial da Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.
É feito o desembarque e montagem de barracas, com intensas atividades destes comerciantes que, a partir da noite de hoje, sábado, 18, já pretendem iniciar vendas para os visitantes da festa. Assim como em anos anteriores, a Prefeitura de Iporá está comercializando os lotes no meio da avenida e cada morador ou comerciante fica com a liberdade de vender espaços na sua calçada, em frente a casa ou comércio.
A Prefeitura comercializa lotes por 1.250 reais, estes destinados a vendas de roupas, calçados, vasilhas, utensílios ou armarinhos. Mas há um valor diferenciado para os comerciantes que comprovam ser da cidade de Iporá, os quais pagam a metade. As barracas para comida, bebida ou lazer tem preço menor, caindo pela metade e os que são de endereço de Iporá ainda pagam menos (metade).
Além de barracas para finalidades comerciais, há aquelas com função de dar apoio para o evento: segurança (polícia), saúde, etc… A semana que vai ter início deverá ser completamente de festa. Está previsto o desligamento de energia elétrica nas barracas somente na manhã de segunda-feira, dia 27. O tempo de comercialização excede a data limite da festa, cujo feriado e data máxima (conforme calendário), seria no dia 24, sexta-feira. O fim de semana seguinte é incluso como tempo de festejo, com os visitantes a fazer compras e desfrutar de parque de diversões e camorotes com shows.