
As terras estão preparadas, mas a decisão de colocar as sementes no solo ainda provoca insegurança entre produtores de soja da região de Iporá. Com chuvas irregulares no oeste goiano, dezenas de agricultores enfrentam um dilema: começar o plantio e correr o risco de um período seco na sequência ou esperar mais e reduzir o tempo disponível para uma segunda safra.
O cenário relatado na região é de expectativa e preocupação. Centenas de hectares preparados para receber a soja aguardam uma condição fundamental: umidade suficiente para a germinação e continuidade das chuvas para sustentar o desenvolvimento inicial das plantas.
A preocupação encontra respaldo nas avaliações climáticas. Segundo o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado, da Universidade Federal de Goiás (CEMPA-Cerrado/UFG), o El Niño pode atrasar ou tornar irregular o início da estação chuvosa em Goiás, além de favorecer veranicos e temperaturas elevadas. Esses efeitos, porém, não ocorrem de maneira uniforme em todas as localidades.
Para quem produz, uma chuva isolada pode trazer esperança, mas não resolve toda a incerteza. Se faltar água depois da semeadura, a implantação da lavoura pode ser prejudicada, elevando os custos e o risco de replantio.
Esperar também tem consequências. O atraso na semeadura da soja pode adiar a colheita e encurtar a janela para culturas de segunda safra, como milho e sorgo. Esse é um dos possíveis impactos apontados por pesquisadores que acompanham o fenômeno em Goiás.
As previsões ajudam no planejamento, mas não oferecem uma data exata e garantida para plantar. Os prognósticos climáticos indicam tendências para períodos mais longos, enquanto as previsões de curto prazo permitem acompanhar com maior detalhe a possibilidade de chuva nos próximos dias. Nenhuma delas elimina a necessidade de avaliar as condições de cada propriedade.
Entre os temores dos agricultores está a possibilidade de uma estiagem prolongada após o plantio. Um intervalo de 30 dias sem chuva seria motivo de forte preocupação, mas não deve ser tratado como previsão confirmada para Iporá nem como perda automática de toda a lavoura: os danos dependem de fatores como a fase da cultura, a umidade armazenada no solo e as temperaturas.
Enquanto aguardam maior regularidade das chuvas, os produtores seguem atentos ao céu e às atualizações meteorológicas. No campo, a estrutura está pronta. A dúvida é quando começar uma safra cuja primeira decisão já envolve o risco de prejuízo.
