Associação dos Distribuidores de Produtos Agrícolas de Rio Verde (ADIRV) tem nos últimos três anos, prestado importante trabalho na área ambiental na região de Iporá.
Posto de coleta da Adirv em Iporá
Associação dos Distribuidores de Produtos Agrícolas de Rio Verde (ADIRV) tem nos últimos três anos, prestado importante trabalho na área ambiental na região de Iporá.
Localizada na unidade de reciclagem de lixo de Iporá, popularmente conhecido como aterro sanitário ou lixão – saída para Ivolândia. A referida associação é responsável pelo recolhimento de embalagens de agrotóxicos da região, atendendo cidades, tais como, Jussara, Diorama, Montividiu, Doverlândia, Diorama e outras. As embalagens recolhidas e armazenadas em local próprio são encaminhadas para a cidade de Rio Verde e, posteriormente depois de processadas são enviadas para São Paulo.
De acordo com Marinho Oliveira da Mata, responsável pelo posto de coleta da região; o trabalho feito visa atender a legislação e, sobretudo evitar a agressão ao meio ambiente, seja contaminando solos, animais, plantas ou pessoas. Disse ainda, que apesar do fluxo na quantidade ser sazonal – no período entressafras a coleta é menor – que recolhe em média 6 toneladas de vasilhames por mês.
Embalagens armazenadas que serão transportadas para Rio Verde
Notou ainda, que a associação tem buscado realizar melhorias em suas instalações para atender com segurança. Dentre estas, citou o projeto – em andamento – de construção de alambrado, visando evitar que pessoas ou animais entrem em contato com as embalagens vazias.
O posto de coleta da ADIRV em Iporá funciona de segunda à sexta-feira entre às 08:00h e 17:00 h e está apto a receber vasilhames de agrotóxicos em geral. Como medida de segurança Marinho da Mata solicita, no entanto, que estes devem ser entregues ao posto lavados, perfurados e com a tampa separada. Isto para evitar acidentes ou contaminações durante o manuseio ou transporte dos mesmos. (João Batista da Silva Oliveira)