Ele já tinha se classificado para o grupo dos que tinham feito as cem melhores fotos. Agora, é o primeiro lugar!!! O goiano de Iporá, Geraldo Neto, venceu o concurso nacional que elegeu as 100 Melhores Fotografias de Natureza do Brasil. O fotógrafo foi anunciado na noite de ontem, 13, como autor da foto vencedora do concurso. Além do reconhecimento nacional, Geraldo Neto ganhou uma viagem com acompanhante para a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com todas as despesas pagas. O fotografo do Curta Mais, Marcos Aleoti, também estava entre os finalistas.
A foto eleita como a melhor fotografia de natureza do Brasil é de um casal de Araras Canindés, que diariamente embelezam a Avenida Pará, no município de Iporá. De acordo com Geraldo Neto, a fotografia foi realizada dentro do perímetro urbano e levou várias horas de espera até o momento do click que tem encantado o país.
Geraldo Neto disse que a foto do casal de araras levou mais de 2 horas de espera até conseguir o momento ideal para o registo. “Nós Goianos, somos muito privilegiados por poder contemplar em nosso dia a dia tantas belezas naturais. Tudo que posso fazer é registrar e mostrar para todos o meu modo de enxergar o mundo, a natureza e suas nuances“ Concluiu.
O concurso
O concurso foi realizado pela NTICS Projetos, com apoio da Bayer do Brasil, Governo Federal e Ministério do Turismo. Ele é um projeto inspirado no maior concurso de fotografias da natureza do mundo, realizado pelo Museu de História Natural de Londres e reuniu fotógrafos de todos os estados brasileiros.
Ao longo do processo, uma banca de especialistas selecionou entre mais de 6 mil imagens inscritas inicialmente, 100 fotografias que foram expostas para o público em uma exposição. Após a seleção das 100 fotos e a exposição, uma segunda banca de juízes e também, o público geral através de votação popular, deram ao Goiano o primeiro lugar no concurso.
Foto premiada