De escola em escola, sejam públicas ou particulares, de ensino primário ou até 9º ano do ensino fundamental, vai passar a haver a visita de um programa de feira de livros criado pela escritora Ironita Mota, com apoio de editoras e de outros escritores da literatura infantil.
Depois de uma turnê recente que a escritora fez em escolas de Iporá, ficou motivada para um trabalho mais permanente que faça alunos estarem em contato com livros. Ela, que é autora de livros infantis, levará às escolas da região de Iporá, não somente suas obras, mas de outros autores.
O programa é como uma feira de livros itinerante. Terão livros para troca ou à venda por preços a partir de 5 reais. Juntou-se a escritora idealizadora do projeto outros autores que também possuem livros trocar ou vender por baixo custo. Ironita Mora, que presidente o Grupo Associado de Escritores Brasileiros, está tendo o apoio desta entidade.
Editoras goianas já manifestaram interesse em apoiar o Programa. Da Editora Kelps, a maior do Estado de Goiás, através de seu proprietário, Antônio Almeida, o programa já recebeu um gesto concreto de apoio. A Kelps cedeu nos últimos dias mais de duzentos livros em condições de serem vendidos pelo valor irrisório de 5 reais.
Em saguão de escolas da região de Iporá, no pátio ou salas de aula, a partir de agora, a escritora será vista contactando professores e, principalmente, os alunos. Ironita Mota afirma que tem encontrado boa receptividade dos gestores escolares. Afirma ela que todos estão entendendo que este programa pode significar um passo importante para fazer a literatura adentrar as escolas e a leitura passar a ser um hábito mais frequente entre alunos.
Na próxima semana este programa de feira de livros em escolas já terá início. Dias 13 e 14, na Escola Estadual Joaquim Berto, e nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Ceja Dom Bosco. A escritora aceita convites de demais estabelecimentos de ensino para agendar os eventos.