
Renato Castro, que é professor e artista ligado às áreas de artes cênicas e literatura, foi eleito internamente, dentro do Conselho Municipal de Cultura de Iporá, como o presidente deste órgão.
Foi no último dia 25 de junho, no mini auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, que foram eleitos, presidente e secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Iporá. A tarefa deles é dirigir, coordenar e intensificar trabalhos de ordem cultural para a cidade.
Os eleitos, representantes dos seguimentos das Artes Cênicas e Áudio Visual são, respectivamente; Renato Castro e Geraldo Neto, que, juntamente com todo o conselho nas suas mais diversas pluralidades culturais. Eles atuarão de maneira conjunta e igualitária, preservando e atuando no cenário da cultura para a nossa gente.
Renato Castro, novo presidente, afirma que os desafios são enormes, mas, pautados na lisura e no comprometimento com a população, os segmentos culturais, terão igualmente a participação do poder executivo com seus nove conselheiros apresentados, trabalhando na execução de políticas públicas culturais com mais afinco.
Ao todo, somam-se, dezoito conselheiros ativos mais nove conselheiros suplentes que, em caso de vacância de cargo ou outras necessidades, estarão aptos a assumirem funções dentro da sociedade civil representada nesse conselho.
Dentro das demandas urgentes, foi estipulada uma comissão mista que, trabalhará em estudar e refazer o regimento interno do Conselho de Cultura. Contará com a assessoria jurídica do município e mais ações serão propostas para este conselho.
Outro ponto de relevância será a atualização do calendário das reuniões periódicas, ordinárias e extraordinárias que será refeito, e igualmente o conhecimento e ampliação e divulgação do Mapa Goiano de Cultura que oferece conhecimento sobre os agentes políticos da cidade, bem como de todo o estado de Goiás, as propostas e projetos constados e que, estão disponíveis em uma plataforma virtual à qual terá acesso e tão logo revista, estará à disposição de todos que desejarem conhecê-la.
Renato Castro expressa gratidão a todos os artistas que trabalham sua arte em todos os segmentos da cidade e afirma que quer contar com suas participações nesta caminhada de avanço e desenvolvimento cultural para Iporá e juntos, somar esforços pela arte de qualidade para essa terra e sua gente.