Por meio de um projeto de extensão intitulado “Nos caminhos de Anhanguera”, a prosa e a poesia goiana vão à escola. O projeto é coordenado pela professora Cleisa Maria Coelho Braga, do curso de Letras, e surgiu da necessidade de estudar a narrativa histórica e atual da literatura goiana, com o intuito de aproximar o público goiano (alunos e professores) de uma história que é nossa.
O projeto teve como proposta norteadora o interagir de ações que visassem o estudo histórico consensual da literatura goiana, seja como narrativa oral ou como produção ficcional. Almejou-se com essa proposta agenciar ações dialógicas, por meio de estudos temáticos, seminários, encenações e oficinas literárias, a fim de que o aluno se aproprie do literário goiano.
O projeto já foi realizado em duas instituições de ensino de Iporá: Colégio de Aplicação e CEJA Dom Bosco. Fez-se um panorama histórico literário que perpassou desde os primórdios da história de Goiás até a atualidade, objetivou-se que o aluno aprendiz tivesse um amplo conhecimento de prosas e poesias goiana. O público alvo de oferta foi de 6º ano ao 9º ano e contou com a monitoria de seis acadêmicos do curso de Letras, um colaborador e mais parcerias das escolas.
Como culminância deste projeto realizou-se um momento cultural, com apresentações de jograis, declamações poéticas de autores goianos e de autoria própria dos alunos, danças, teatro e também uma deliciosa degustação de comidas típicas, originadas do milho (para ilustrar o poema Oração do Milho – de Cora Coralina).