A Unidade Prisional Regional (UPR) de Iporá recebeu nos últimos dias, conforme antes já tinha sido anunciada, a instalação dos equipamentos e do sistema para realização de videoconferências entre presos, juízes e pessoas cadastrados no sistema de visitas da instituição.
A medida visa garantir o contato entre as partes, ainda que de forma virtual, visto que as visitas presenciais estão suspensas em todos os estabelecimentos penais do Estado, devido à pandemia do novo coronavírus.
O sistema vai contribuir em muito para a realização de videoconferências de audiências judiciais com detentos da UPR. A montagem dos equipamentos e de softwares foi executada pela Gerência de Tecnologia da DGAP.
Os equipamentos instalados: um computador completo, com webcam, caixa de som e nobreak foram doados pelo Poder Judiciário da Comarca, com a intermediação do Conselho da Comunidade.
Com isso, agora, todas as unidades prisionais da 5ª Coordenação Regional Prisional da DGAP contam com o sistema de videoconferência. As visitas virtuais de familiares aos presos devem ser agendadas com as direções dos estabelecimentos penais.
Eder Coelho Tavares é diretor regional prisional, enquanto Yan Jorge Leão é diretor local do presídio.