A Policia Civil de Caiapônia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de ex-vereador da cidade daquela cidade, João Batista Peres, o Calistão, que renunciou ao mandato há 4 dias, depois que notícias circularam nos meios de comunicação em que o mesmo teria solicitado a quantia de RS 400.000,00 (quatrocentos mil) para votar contra a cassação do então prefeito municipal de Caiapônia, Caio Pereira Lima.
A Polícia Civil investiga mais sobre as motivações para este ato do ex-vereador. Durante a busca, foram apreendidos aparelho celular, bem como documentos que serão analisados no decorrer das investigações. Também houve pedido de busca e apreensão na Câmara Municipal de Caiapônia, especificamente no gabinete do referido vereador.
Tal pedido de busca foi enviado ao Poder Judiciário antes da renúncia formal do político. Apesar do amplo conhecimento de sua renúncia, seus pertences ainda estavam no gabinete, motivo pelo qual foi dado cumprimento ao Mandado. No áudio gravado e que foi enviado a polícia civil, o referido vereador além da quantia em dinheiro, cita vários outros tipos de vantagens que estaria tentando durante o decorrer do mandado, inclusive com aumento de salário e nomeação de cargo para a própria filha. As investigações vão continuar no sentido de elucidar se houve efetivamente o recebimento de qualquer vantagem pelo referido vereador e por parte de qualquer outra pessoa.