Vilton Pereira, presidente do Conselho da Comunidade, renunciou ao cargo por meio de ofício entregue, nos últimos dias, ao Juiz da Comarca, João Geraldo Machado. O cargo é de quem está a frente do conselho que acompanha a aplicação da lei das execuções penais e que inclui o bom funcionamento do presídio da cidade. Vilton Pereira renunciou alegando questões pessoais que agora dificultam para que continue dedicando à essa causa.
Em dois anos e meio como presidente do Conselho da Comunidade Vilton Pereira agilizou pequenos reparos no prédio do presídio por meio de recursos de penas pecuniárias, fez fornecimento de cobertores aos presos, camas, medicamentos e ítens de higiene pessoal, bem como vigilância sobre a qualidade da comida fornecida. Juntamente com o Juiz de Direito e promotor foram feitas visitas aos presidiários para averiguação das condições em que estes cumprem suas penas.
Vilton Pereira deixa o cargo lamentando a forma como o Estado, o responsável pelo sistema prisional, trata esta área. “O Governo fica muito distante e deixa muito a desejar”, resume Vilton Pereira sobre o assunto. Com essa renuncia do presidente, conforme previsão em estatuto, o cargo deve ser assumido por Radivá Rocha de Carvalho, que ocupa a vaga de vice-presidente.