Foram 40 mil alevinos que foram soltos na cabeceira do Rio Claro, município de Ivolândia, na região conhecida como Ponte da Adevercino, propriedade de Celinho e Dona Maria.
O ato reuniu várias pessoas e entidades, além de segmentos organizados. Dentre estes, a Polícia Militar. A comunidade compareceu ao local para acompanhar as ações de soltura de alevinos e plantação de mudas de árvores.
Foi na manhã do domingo passado, 12, uma soltura de alevinos que foi iniciativa da Aproalto (Associação de Produtores do Alto Rio Claro).
Coronel Aparecido Almeida, presidente da Aproalto, soube juntar parceiros importantes para este ato extremamente importante para o meio ambiente. Em razão da soma de parceiros, esse número significativo de alevinos nas águas do Rio Claro dá mais vida ao manancial. Foram mais de 47 apoiadore de mais de 8 localidades, com destaque para Brasília (1), Cachoeira de Goiás (1), Caçu (1), Goiânia (6), Indiara (2), Inhumas (1), Iporá (2), Ivolândia (29), Moiporá (2), São Geraldo do Pará (2) e São Luís dos Montes Belos (1). Dos 47 apoiadores destaca-se uma do Lar, 10 empresários, 1 mecânico, 2 militares, 3 políticos, 2 produtores rurais.
Caranha e matrinchã foram as espécies soltas no rio, peixes comuns nas águas deste importante rio da região, que já foi piscoso e que atualmente já não chama mais atenção de pescadores.
A campanha foi lançada pelo quarteto de Ivolândia: Professor Lico, Empresário Silvani (Cooper Brasil), Cláudio Dourado (Servidor Público Municipal) e Coronel Almeida – Produtor Rural do Município de Moiporá e Presidente da APROALTO – Associação dos Produtores do Alto do Rio Claro.
Cabe destaque para alguns políticos da região que apoiaram a campanha, como o Prefeito Zé Wilson (Moiporá) e os Vereadores Eber Marciano (Bida) e Carlinhos (Ivolandia) e, o Vereador Joaquim Monteiro (São Luís dos Montes Belos).
A prefeitura municipal de Ivolândia apoiou, via Secretaria de Meio Ambiente, através do Professor Aparecido e equipe de jovens, com plantio de mudas de árvores.
Equipes da Polícia Militar prestigiaram o evento, com destaque para o Ten Dayan – da Patrulha Rural da Região, Uma patrulha do Batalhão Ambiental, e a equipe do DPM – Ivolândia.
Após a soltura dos alevinos foi realizado um churrasco do quilinho, uma brincadeira que deu certo, onde cada apoiador levou a própria carne e bebida.