Para a Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade de Iporá – a Secretária de Ação Urbana do Município cedeu espaço em rotatórias da cidade aonde foram colocados aparelhos que estão avaliando o clima urbano.
São oito aparelhos em diferentes pontos da cidade, dentro dos quais estão termômetro e recursos de informática que armazenam informações sobre umidade relativa do ar e temperatura.
Esses aparelhos ficarão instalados por 3 meses. Informa o professor Gustavo Zen de Figueiredo Neves, coordenador de um projeto de climatologia da UEG, que essa iniciativa é de Elis Dener, um filho de Israelândia, dourando da USP-SP e que passou por graduação em Geografia pela UEG/Iporá e mestrado na UFMT, em Cuiabá. Como parte do doutorado já esteve em estudo em Portugal, dentro do Programa Ciências Sem Fronteiras.
O trabalho de Elis Dener faz parte do seu doutorado. Esse estudo mostrará dados sobre clima urbano. Em cada um dos oito pontos será observado gradiente térmico. Após feito o estudo, Elis Denis terá aprofundados conhecimentos sobre o clima urbano de Iporá e variações entre o centro e os bairros.
Elis Dener, doutorando com trabalho sobre clima urbano e Gustavo Zen que coordena projeto de climatologia na UEG de Iporá