
Uma reunião de produtores rurais da região de Iporá realizada ontem, quinta-feira, 11, contou com a presença do secretário estadual de agricultura, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que veio a Iporá para tratar sobre o que é possível fazer a respeito da crise climática que nesta safra afetou a produtividade de soja.
A presença do secretário é uma primeira ponte com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de quem os produtores querem um decreto de calamidade climática, com o qual as negociações de dívidas por empréstimos de bancos para custeio de lavoura podem ter um abrandamento quanto aos pagamentos, já que os produtores sofreram graves prejuízos.
A reunião em Iporá, realizada no Parque Agropecuário Arthur Barros, e que terminou com almoço servido a todos, teve uma participação importante também do Corpo de Bombeiros de Goiás, representado por suas autoridades na região e na capital. Como o Corpo de Bombeiros faz o papel de defensoria civil é órgão importante na busca da documentação que comprova a situação de crise climática que afetou nesta safra os produtores, principalmente, os sojicultores. Participou da reunião o coordenador estadual de defesa civil, Coronel Carlos; o gerente do CIMEHGO/SEMAD André Amorim e o assessor jurídico da FAEG, Dr. Matheus.
Ambos os órgãos, Secretaria de Agricultura e Corpo de Bombeiros, foram solidários com os produtores de soja, em orientações e nas ações que estão em andamento. Os primeiros passos, decididos ainda em reunião anterior, foram de decretos de calamidade climática que cada Prefeitura da região emitiu. Agora, a orientação das autoridades que estão apoiando os sojicultores, é de que aos decretos sejam juntadas documentações técnicas que comprovem a falta de chuvas e, em seguida, todos os decretos servirão ao governador para que seja emitido um documento a nível estadual, que servirá aos produtores dentro desta conjuntura de dívidas perante empréstimos bancários.
Nilton Pereira, presidente do Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia, que foi um dos articuladores para a realização da reunião, disse que ficou satisfeito com os encaminhamentos da reunião, o que foi passo importante para amenizar as dificuldades dos sojicultores.







