Só com um voto contrário, o da Viviane Specian (PT), a Câmara de Iporá aprovou nas útimas sessões o Projeto de Lei Ordinária que estabelece o dia 05 de setembro como o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC´S) e reconhece como de risco suas atividades, configurando efetiva necessidade e exposição à situação de risco à vida e incolumidade física, conforme os termos do Art. 10, da Lei Federal nº 10.826/2003, de 22 de dezembro de 2003, no âmbito do Município de Iporá/GO e dá outras providências.
A vereadora Viviane Specian posicionou-se contra. Ela preside na Câmara Municipal a Comissão de Meio Ambiente. Dentre seus argumentos, constou também o fato de 5 de setembro ser o Dia da Amazônia e na mesma data passar a comemorar o Dia do Caçador fica estranho.
O autor do projeto aprovado é o vereador Kelio Borges. Ainda é necessário sanção do prefeito para vigor. Os vereadores que aprovaram a lei salientaram que não se trata de, com a nova lei, incentivar a caça. O projeto tramitou levando em conta os que caçam javali, única espécie animal cuja caça é permitida por lei no Brasil. Permite-se a caça do javali para a realização de controle populacional. Alguns de Iporá dedicam-se a à esta atividade de caça.