Mais um encontro foi realizado para debater as ações do Consórcio Intermunicipal que pretende apresentar soluções efetivas em questões ambientais e relacionadas à aterros sanitários em municípios da região Oeste.
Reunidos na Câmara Municipal de Diorama, a Prefeita Valéria Ferreira recepcionou os Prefeitos Silvio Isac (Amorinópolis), Ovarci Vilela (Arenópolis), Caio Lima (Caiapônia), Naçoitan Leite (Iporá), Fernanda Nolasco (Baliza), Eric de Melo (Piranhas) e representantes dos municípios de Israelândia e Doverlândia, além do Vice-prefeito de Iporá Duílio Siqueira.
Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente de Iporá, Alexandre Teixeira, explicou sobre os trâmites necessários para criação do Consórcio que irá ajudar os pequenos municípios na fiscalização e emissão de licenças ambientais com a orientação de técnicos do Consórcio em Iporá, cabendo a cada Prefeitura uma estruturação mínima como a criação de um Conselho Municipal de Meio Ambiente e contratação de fiscais.
Outro importante assunto abordado é a criação e/ou adequação de aterros sanitários. A Prefeitura de Diorama tem recursos bloqueados e responde a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito por administrações anteriores que não conseguiram implantar um aterro sanitário da forma correta. Uma das intenções do Consórcio é dar alternativa segura para que o lixo produzido no município seja retirado de lá e enviado para um local apropriado.
O Consórcio rateará as altas despesas envolvidas neste processo entre as Prefeituras participantes. De imediato, a Prefeitura de Diorama iniciará campanhas de conscientização quanto à coleta seletiva para diminuir a quantidade do lixo a ser descartado. “Não é um problema criado por nossa gestão mas temos que resolver para o bem da comunidade. Queremos ser exemplos em coleta seletiva, reunindo toda nossa comunidade nesta ação ambiental e que resultará em melhor qualidade de vida para todos”, disse a Prefeita Valéria Ferreira.