“Faça chuva ou faça sol, vamos plantar árvores nativas”. Com esse lema, mesmo de baixo de chuva, na manhã do primeiro sábado de 2018 (06/01), ocorreu o IX Dia do Voluntariado no Parque Municipal Ecológico (Nascente Grota Seca), em Iporá.
A ação de plantio foi com mudas do Domínio Morfoclimático do Cerrado: cajuzinho, baru, guapeva, chichá, ipê roxo, angico, aroeira e angás produzidas e doadas pela equipe do projeto “Produção de Mudas Nativas” da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá.
O evento foi organizado pela Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Iporá, com o apoio da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá.
O grupo que participou do evento foram os colaboradores e amigos do parque: Oívlis Morbeck (Coordenador da Pastoral do Meio Ambiente) e os jovens professor Alex Rios, Álvaro Henrique, Lucas Alvino, Matheus Alves, Welber Barbosa e Guilherme Borges realizaram o plantio de 31 mudas.
Essa mobilização popular envolvendo estudantes e a sociedade civil e organizada tem promovido não só a recuperação da vegetação local, mas principalmente a formação de jovens críticos e engajados nas questões sociais e ambientais.
O grupo acredita e tem a plena convicção que estes eventos podem e estão contribuindo para uma mudança de hábito, no sentido de inserir a sociedade na solução dos problemas que afligem a todos e pelo zelo e o cuidar do bem comum.
Os que participaram do Dia de Voluntariado agradecem a equipe do projeto “Produção de Mudas Nativas” coordenado pela professora Viviane Specian e pelo professor Alex Rios pelo fornecimento das mudas, aos participantes do evento (IX Dia do Voluntariado no Parque Municipal Ecológico) e a todos aqueles que direta ou indiretamente tem contribuíido para a recuperação daquela área que até a pouco tempo era esquecida pelo poder público, que aos poucos tem recuperado sua flora e fauna.”