Em Iporá, há em andamento uma competição inédita e de muita importância para o meio ambiente.
De iniciativa do vereador Carlos Eduardo Mendes Alencar, o Dudu da Papelaria, a gincana que pretende retirar de residências e empresas os eletrônicos em desuso, vai premiar com 45 computadores.
A competição é no âmbito das escolas municipais de Iporá, nas quais os alunos são estimulados a trazer de suas casas e buscar de todas as formas junto a comunidade aquilo que é lixo eletrônico.
Até o dia 2 de junho a Gincana dos Eletrônicos nas Escolas Municipais está em andamento. Em seguida, haverá a pesagem dos eletrônicos em desuso que forem armazenados nas escolas.
Por volta de 5 de junho, data do Dia do Meio Ambiente, deverá haver a entrega da premiação, a qual é de fundamental importância para as próprias escolas participantes. Quem mais juntar lixo eletrônico vai receber 20 computadores.
A escola que ficar em segundo lugar no armazenamento de aparelhos eletrônicos em desuso ganha como premiação 15 computadores. Ao terceiro lugar 10 computadores.
A articulação do vereador Dudu da Papelaria encontrou uma parceria importante no Programa Suka Tech, ligado a Secretaria Estadual de Ciência e Inovação, a qual entrega a premiação em computadores.
Portanto, Sula Tech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro. O objetivo é a estruturação e a operacionalização de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) capaz de reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, animar a cadeia produtiva do segmento, capacitar jovens e adolescentes na área de tecnologia e promover a educação ambiental.
Falando com nossa reportagem, o vereador Dudu Papelaria mostrou-se satisfeito de ter sido lançada em Iporá a competição, que servirá de uma grande atividade ambiental, encaminhando para o destino certo um tipo de lixo que tem valor para o mercado tecnológico. O vereador acredita que esta Gincana dos Eletrônicos nas Escolas Municipais irá se repetir, futuramente, com outras edições. Segundo ele, pais, alunos, professores, servidores e direção das escolas estão motivados com a competição e a premiação que será entregue.