Em 7 de setembro de 2010, ou seja, há 10 anos, o serventuário da justiça Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza dava início ao projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEVANGÉLICA de Anápolis, em convênio com o Tribunal de Justiça do estado de Goiás, denominado “RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NASCENTE GROTA SECA”, que culminou com a criação do PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ, em 17 de maio de 2012, Lei nº 1.501.
O parque conta com 14.018,35m² de área e está localizado nas proximidades dos prédios da prefeitura municipal e da câmara municipal; e anexo ao prédio do Fórum da comarca, com 8 pontos de nascentes (sendo apenas uma perene, denominada “Nascente Grota Seca”). Estima-se que existam atualmente no parque, em crescimento, 1.500 mudas, de aproximadamente 60 espécies diferentes, todas do Cerrado.
Após mais de 10 anos do início do projeto e mais de 8 anos de criação do parque, muito foi feito na área, mas muito ainda precisa ser feito, como plantio de mudas, sistema de contenção de erosão e construção de infraestrutura indispensável para receber visitas da comunidade local e regional; e da comunidade científica, acadêmica e escolar.
Em 5 de junho do corrente ano Oívlis Morbeck publicou livro contando a história do parque, com o título “PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ: DO SONHO À REALIDADE”, impresso pelo Oeste Goiano.
As imagens que acompanham este texto foram tiradas no parque na manhã de 7 de setembro de 2020 por Oívlis Morbeck, com exceção da foto aérea.
A flora está gradativamente recompondo o parque e a fauna aos poucos tem retornado a frequentar a área.
Mesmo com todas as dificuldades e adversidades enfrentadas pelo parque, ele é um ótimo exemplo a ser seguida pelo poder público, quando se fala em recuperação e recomposição de área degradada com baixo custo, especialmente quando se tem voluntários, como no parque, que constantemente estão ajudando em sua conservação e manutenção.
Neste ano eleitoral espera-se que os candidatos a prefeito e vereador incluam em seus planos e projetos o Parque Municipal Ecológico de Iporá, não esquecendo do Parque Cachoeirinha; e quando eleitos coloquem em prática suas propostas.