O Parque Municipal Ecológico de Iporá completa 9 anos no dia de hoje, 17 de maio de 2021; criado por meio da Lei nº 1.501, de autoria do prefeito municipal, à época, Sr. José Antônio da Silva Sobrinho, após apresentação de projeto acadêmico de conclusão de curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental pela UniEvangélica de Anápolis, do serventuário da justiça da comarca de Iporá, Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, que publicou livro contando sua história, em junho de 2020, com o título: Parque Municipal Ecológico de Iporá: Do sonho à realidade, impresso por Oeste Goiano.
Com área de 14.018,35 m² de área, está situado nas proximidades dos prédios da prefeitura e câmara municipal, anexo ao prédio do fórum e do campo de futebol (antigo Umuarama).
O parque conta hoje com aproximadamente 1.500 mudas em fase de crescimento, de quase 60 espécies diferentes, todas do bioma Cerrado e da região de Iporá, mas não possui infraestrutura para receber a comunidade para visitação.
O parque é exemplo de que é possível recuperar áreas degradadas, diminuindo os efeitos da falta ou carência de água, com a máxima “pensar global e agir local”; e conta com a ajuda, colaboração e participação, especialmente, de voluntários, que têm sido o grande diferencial desde o início.
Espera-se que num futuro próximo o parque receba das autoridades públicas de Iporá (especialmente do prefeito municipal e secretaria municipal do meio ambiente) a atenção, zelo e cuidado que merece e necessita.