Uma fotografia da tarde deste domingo, 24, mostra que na barragem para captação de água para abastecer Iporá já não sobra água.
Toda vazão está adentrando a tubulação da Saneago. A informação é de Derick Martins Borges de Moura, doutorando em geografia e técnico ambiental que é funcionário efetivo da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás – SECIMA-GO.
Ele tirou a fotografia no local de captação e enviou ao OG. Derick fez o seu trabalho de doutorado sobre a bacia do Córrego Santo Antônio. A constatação feita na tarde deste domingo mostra que não há sobra de água no córrego que abastece a cidade, um fato muito preocupante.
Muitos imaginavam que isso fosse acontecer daqui alguns anos. O fato é presente. Se até a intensificação das chuvas, essa vazão diminuir ainda mais, pode faltar água em Iporá. Isso já ocorre em São Luís de Montes Belos, Arenópolis e Bom Jardim de Goiás.
O OG vai publicar nos próximos dias matéria sobre a tese de doutorado de Derick Martins Borges de Moura sobre a bacia do córrego Santo Antônio.