A Rádio Lírios do Campo, em Jaupaci, está denunciando através de seu jornalismo, as precárias condições de meio ambiente no córrego Taperão, manancial que abastece a cidade.
Além da pouca água, que nesta estiagem ficou em situação grave e com água de pouca qualidade em razão da lama, agora verifica-se também a existência de lixo jogado na região da nascente.
Vanderlei de Oliveira, diretor da Rádio Lírios do Campo, relata que a cidade vive um problema gravíssimo em razão da inconciência de algumas pessoas que poluem o córrego com lixo doméstico. O diretor da emissora relata que esteve nas margens do córrego Taperão e que percebe-se que o manancial está pedindo socorro às autoridades, principalmente à SANEAGO, empresa que teria a responsabilidade de preservá-lo. Vanderlei de Oliveira ressalta que essa responsabilidade não é, porém, apenas da empresa, mas também da população e uma pequena parcela desta, não tem conciência ecologica, jogando lixo nas margens do córrego.
O radialista conta que o corrego Taperão está secando e algumas pessoas jogam lixo e até animais mortos nas suas margens. Ele relembra que tem um projeto desde 2002 de mudança de captação para o Rio Claro, porém a SANEAGO nunca deu uma resposta favorável a esse assunto.
A Rádio Lírios do Campo vem fazendo campanha de concientização em prol da mudança de comportamento de autoridades e comunidade em torno do Córrego Taperão e das condições ambientais daquela região.