Uma parte da população continua não colaborando com a limpeza pública. Mais um giro nas proximidades de Iporá mostra que tem pessoas que não escolhem local para jogar lixo. Com isso, os lixos clandestinos se proliferam. Ao invés de facilitar para a coleta feita pela Secretaria Ação Urbana, alguns se dirigem para os arredores da cidade e, nas margens das estradas, jogam todo tipo de lixo.
O pior são os restos de animais e ossadas. Com isso o mau cheiro exala, aborrecendo os transeuntes. Além da saída para a Fazenda Cedro, agora tem muito lixo nas margens da GO-221 (saída para Palestina de Goiás), nas proximidades do curtume. Tem lixo jogado também nas margens da estrada da Fazenda Santa Marta.
Secretaria desiste de contêiner
A Secretaria de Ação Urbana desistiu de manter um contêiner na saída para a Fazenda Cedro. Como ninguém jogava o lixo dentro deste, o contêiner foi recolhido. Cleidnei José da Silva, secretário de ação urbana, disse que a Prefeitura estava fazendo um gasto inútil de pagar pela locação deste. Agora o secretário admite que a saída vai ser realmente flagrar os que jogam lixo em lugares indevidos e multá-los severamente. “Sem punição, realmente não vai ter jeito”, admite o secretário. Só que o flagrante para os que jogam lixo nestes locais não é fácil. Eles agem, muitas das vezes, à noite.