Em mais uma manhã de sábado, dia 3 de fevereiro, com chuvas nas redondezas, foi realizado o X DIA DO VOLUNTARIADO NO PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ (NASCENTE GROTA SECA), quando foram plantadas mais vinte e três (23) mudas de espécies nativas que incluem angico, mama cadela, cajuzinho, peroba-do-cerrado, baru, chichá e guapeva, produzidas e doadas pela equipe do projeto “Produção de Mudas Nativas” da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá.
Além disso, foi possível coroar e aparar a maioria das mudas pequenas e remover um pouco de lixo da área. Foi colocado em parte das mudas coroadas e aparadas papelão para protegê-las do capim braquiária e melhorar a umidade.
O grupo que participou do evento foram os colaboradores e amigos do parque: Oívlis Morbeck (Coordenador da Pastoral do Meio Ambiente), professora Viviane Specian (UEG-Iporá), Sebastião Alves e os jovens: professor Alex Rios, Lucas Alvino, Guilherme Machado, Nathália Carvalho e Laura Mendes. Também fez presença e conheceu o parque a professora Cleuza de Souza Rocha.
O evento foi organizado pela Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá e a Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá.
Essa mobilização popular envolvendo estudantes e a sociedade civil e organizada tem promovido não só a recuperação da vegetação local, mas principalmente a formação de jovens críticos e engajados nas questões sociais e ambientais. Sem dúvidas, as ações realizadas contribuirão para fortalecer o processo de recuperação da área que o parque possui.
Os que organizaram o X Dia de Voluntariado agradecem a equipe do projeto “Produção de Mudas Nativas” coordenado pelos professores Viviane Specian e Alex Rios que doaram as mudas, aos participantes e todos aqueles que direta ou indiretamente tem contribuído para recuperar, conservar e divulgar o parque, para o bem de todos, zelando pelo bem comum.
Participantes do Dia do Voluntariado neste 3 de fevereiro de 2018