Estão previstas mais chuvas para o Estado de Goiás e circunstâncias atípicas do tempo contribuem até para a ocorrência de tempestades. A chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, pontua que as fortes chuvas devem ocorrer no Estado neste final de semana.
A partir do início da semana que vem é esperado que o sistema de baixa pressão formado por áreas de instabilidade enfraqueça, dando uma pausa nas chuvas. A partir de então, deve chegar uma frente fria vinda do sul.
Uma nova temporada de chuvas está prevista para a partir do dia 26, após a frente fria. Explica-se que, climatologicamente, este é um período de transição entre as estações seca e chuvosa na região central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso sobre a região Centro-Oeste, assim como as demais.
Um fenômeno chamado Cavado, que trouxe as chuvas, quebrou a massa de ar seco, que se concentrava no Estado. Este fenômeno aconteceu por causa de uma convergência de umidade vinda da região norte do país. Com a quebra da massa de ar seco, formaram-se áreas de instabilidade, que auxiliam na formação da nebulosidade.