A Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá, dando continuidade ao projeto “Ajude a Salvar o Planeta Terra”, promoveu na manhã deste sábado, 23 de janeiro, o primeiro mutirão ambiental, quando teve o plantio de aproximadamente 1.200 mudas nativas do bioma cerrado na Chácara da Paróquia, localizada na região do Buriti, município de Iporá. O mutirão foi feito conjuntamente com a Paróquia de Iporá e voluntários.
O evento constou de plantio de mudas para recuperação da Mata Ciliar (degradada) do córrego Buriti, que corta a área supramencionada, com espécies da região. O córrego Buriti deságua no córrego Dantas, que desemboca no Córrego Rio dos Bois, que banha os municípios de Iporá e Diorama.
Voluntários atenderam o convite da Pastoral e da Paróquia, comparecendo à chácara para participarem do mutirão, tornando possível o plantio das mudas recebidas em doação da Empresa Carnaúba Geração de Energia (PCH Rênic), Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva e Secretaria da Agricultura do município de Diorama. A Secretaria de Obras do município de Iporá perfurou as covas.
O projeto “Ajude a Salvar o Planeta Terra” tem como algumas de suas propostas: a prática concreta de atos ambientais; a conscientização ambiental; a preservação das nascentes e matas ciliares; o não desmatamento e a necessidade de recuperação de áreas degradadas, como a da área da Paróquia supramencionada.
Segundo Oivlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, coordenador da Pastoral do Meio Ambiente, este pequeno gesto concreto da Pastoral do Meio Ambiente, da Paróquia de Iporá e voluntários vai de encontro a proposta do Papa Francisco contida na Carta Encíclica Laudato Si’, que chama os cristãos a tornarem-se os instrumentos de Deus Pai para que o planeta seja o que ele sonhou ao criá-lo e corresponda ao seu projeto de paz, beleza e plenitude, sendo que pequenos gestos de sincera cortesia ajudam a construir uma cultura da vida compartilhada e do respeito pelo que nos rodeia.