No próximo sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, das 07:00 às 10:00 horas, acontecerá ato cívico (trabalho voluntário) de coroamento (capina ao redor das mudas), no Parque Municipal Ecológico de Iporá (Lei nº 1.501, de 17/05/2012). O Prefeito Municipal, Sr. Danilo Gleic Alves dos Santos, autorizou o evento, a pedido de Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza (amigo e colaborador do parque).
Os participantes do evento ficarão responsáveis em levar ferramentas (como enxada e luvas), água e alimento (se for o caso), não cabendo despesa ao Município de Iporá ou ao Instituto Federal Goiano-Câmpus de Iporá (conveniado do município para implementação do parque). O coroamento se faz necessário porque o braquiária está abafando as mudas, comprometendo seu desenvolvimento e vida, retardando o processo de recuperação da área degradada e da abertura do parque a visitação e sua utilização para educação ambiental (formal e informal).
A sociedade também é responsável por cuidar do patrimônio público, naturalmente o poder público tem suas responsabilidades, mas a sociedade precisa contribuir (não somente com o pagamento de impostos), para melhorar a qualidade de vida de todos. O trabalho voluntário é uma ferramenta de grande importância nos dias de hoje, especialmente para a região de Iporá que sofre de vários problemas (dos mais diversos) e o voluntário precisa mostrar sua face, sua força e seu desejo de mudança (para melhor), e com um pequeno ato podemos iniciar a mudança de dias melhores para esta e as futuras gerações. Este ato é de grande importância para a questão socioambiental do município de Iporá e região, do voluntariado e da educação socioambiental.
Aos que puderem participar do evento, a entrada do parque fica entre o prédio do Fórum de Iporá e o campo de futebol do antigo “Umuarama Esporte Clube”, Bairro Umuarama. Recomenda-se aos que forem: traje calça jeans e bota ou botina.