Na manhã de hoje, quinta-feira, 19, a Prefeitura de Iporá fez mais uma vez poda drástica em árvores na Avenida Pará, saída para Goiânia (Jardim Monte Alto). A poda consiste em corte de todos os galhos, deixando somente tronco e parte dos galhos, sem nenhuma folha. Isso foi feito em todas as árvores daquele local.
Os comerciantes da Avenida Pará não gostaram. Quem mais revoltou foi Edmiltom Lima, da empresa Limetal. Ele disse para nossa reportagem que é inexplicável o fato, desnecessário e um grande dano ao meio ambiente. Ele postou video em rede social, reclamando do ato da Prefeitura.
Por sua vez a gestão municipal afirma que está atendendo uma orientação da Agência Goiana de Obras Públicas (Agetop). A alegação é de que as árvores estavam prejudicando a iluminação pública da via.
Segue explicação da Prefeitura:
Prefeitura de Iporá emite nota explicando que está atendendo uma orientação da AGETOP para executar a poda de árvores em locais que estão prejudicando a iluminação pública. Algumas pessoas procuraram a imprensa local, umas reclamando outras querendo saber o motivo da poda de árvores que estão sendo feitas na Avenida Pará e que posteriormente se estenderá para outras localidades. Uma das pessoas que reclamaram em rede social foi o senhor Edmilton Lima da Empresa (Limetal) que fica nas proximidades do local onde está sendo feita a poda.
O Ministério Público orientou que a Prefeitura ficasse responsável pela poda de árvores, e a Secretaria de Obras, Transportes e Ação Urbana, começou esse serviço pela Avenida Pará, atendendo uma solicitação dos moradores da localidade e uma orientação da AGETOP (Agência Goiana de
Transportes e Obras), para que sejam feitas podas em todas as árvores que atingirem certa altura e comprometa a luminosidade do local e especialmente nessas localidades de acesso e saída da cidade, e exatamente no local citado essa iluminação estava prejudicada, dessa forma nenhum ato de irresponsabilidade está sendo feito por parte da Prefeitura Municipal.
No caso da poda total das árvores ela só está sendo feita quando a mesma já está sem condições de produtividade ou a caminho da perca ocasionada pela ação de fungos, cupins ou ação do tempo e que serão substituídas futuramente.
*Fiquem atentos! A Gripe H1N1 é um problema de todos nós, sejamos parceiros
Nova vista da Avenida Pará após poda drástica de árvores