Com a aproximação do Dia Mundial da Água (22 de março), na data anterior, sexta-feira, 21, alunos da Escola Municipal Maria Izabel de Figueiredo, localizada no município de Palestina de Goiás, estiveram reunidos para uma palestra cujo tema foi “A Água”.
Do pré-escolar ao 6º ano, os estudantes participaram ativamente com perguntas e comentários sobre os prejuízos causados ao meio ambiente e que ocasionam a escassez de água no planeta. Á água disponível para o consumo humano é um recurso natural que está ficando cada vez mais escasso, devido o uso excessivo e abusivo pela população.
Com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Os alunos se mostraram bem interessados e fizeram vários questionamentos quanto à escassez de água no mundo. A secretária municipal de educação, Leila Maria Souza e Silva e que estava presente, disse que o trabalho realizado nesta sexta-feira contribuiu para trazer outras informações e de forma diferenciada, com novos materiais que auxiliaram na aprendizagem dos alunos.
A palestra foi ministrada pelo professor Elias Centofante, gerente ambiental e responsável pelos Programas Ambientais das PCHs Rênic e Tamboril, localizada no rio Bonito. Depois de pronta, essas usinas irão beneficiar com geração de energia elétrica os municípios de Iporá, Ivolândia, Arenópolis e Palestina de Goiás. Contribuiu com a Palestra a Bióloga Maiara Francielle do Departamento de Meio Ambiente das PCHs Tamboril e Rênic, as quais são presididas pelo Geólogo Sevan Naves.
Essas ações se tornaram possíveis através de uma parceria das PCHs com a Rede de Educação do Município de Palestina de Goiás, através da Secretária de Educação Leila Maria Sousa e Silva juntamente com as Coordenadoras do Programa Mais Educação, Sibele Neto de Moraes e Luciene Benjamim Silva Guimarães. (Assessoria de Comunicação)
Imagens da palestra do dia 21 de março