Oivlis Morbeck Barros de Souza coordena um segmento da Igreja Católica que cuida de assuntos da área ecológica. É a Pastoral do Meio Ambiente. Esse grupo foi criado nos últimos dias em Iporá e está ainda em fase de formação do seu quadro de ativistas.
A Pastoral do Meio Ambiente existe em várias paróquias com o propósito de arregimentar os cristãos para uma ação contínua que seja de educação e vigilância para com a qualidade de vida do planeta, com foco em preservação ambiental e formas ecologicamente corretas de se viver, chamando a todos para a conscientização e para ações.
Reflexão ambiental na Romaria da Padroeira
Um dos espaços ocupados pela Pastoral do Meio Ambiente, nesse início de trabalho em Iporá, foi a participação na programação de romarias. Na noite desta terça-feira, 14, na Avenida 24 de Outubro, na casa de Maria Abadia e família, a reflexão foi sobre meio ambiente, a cargo desta pastoral. O coordenador do trabalho, Oivlis Morbeck Barros de Souza, aproveitou a ocasião para uma reflexão sobre o assunto.
Foi oportunidade de apresentar aos presentes a Pastoral do Meio Ambiente neste início de trabalho. O coordenador pontuou alguns assuntos que considera importantes que sejam ressaltados, chamando os cristãos para um comprometimento nesse luta, frisando que se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente ficará melhor.
Ele iniciou a sua participação com a citação do salmo 8;4-10 que aborda sobre a natureza. A seguir, com o uso de imagens em telão, enfocou sobre a questão do lixo, especialmente da prática de jogar lixo em locais inapropriados e sobre a dificuldade do planeta de absorver a grande quantidade de lixo produzido todos os dias.
Lembrou sobre a água e a necessidade de preservação das fontes, sobre o desperdício de alimento que se verifica, sobre os danos que acometem o cerrado, o nosso bioma do centro oeste brasileiro e, enfim, sobre vários assuntos da área ambiental, todos merecedores de preocupação e de que sejam metas do cristão.
A partir de agora a Pastoral do Meio Ambiente passa a atuar no município de Iporá.