Na manhã deste domingo, 8 de novembro, às 07:00 horas, em missa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, aconteceu a missa de lançamento do Projeto AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA, da Pastoral do Meio Ambiente. A missa foi celebrado pelo Pe. Gilberto Alves Ferreira, na Igreja Matriz, em consonância com a Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, publicada em 18 de junho de 2015, chamada de Encíclica Ambiental ou Encíclica Verde.
O projeto AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância de preservar, conservar e cuidar do Planeta Terra, nossa casa comum, para esta e as futuras gerações e convida todos indistintamente (independente da opção religiosa ou crença) a participarem desta iniciativa, para perpetuarmos a vida na Terra.
Segundo Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, coordenador da Pastoral do Meio Ambiente, o Projeto AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA foca o fato lamentável de que a população desperdiça alimentos, descarta o lixo incorretamente, consome sem necessidade, pratica pesca predatória, caça, não recicla, não reutiliza, não reaproveita, polue, destrói os biomas (especialmente o Cerrado), usa indiscriminadamente agrotóxicos, desmata, devasta, degrada, depreda, extermina, queima, desperdiça e não utiliza corretamente a água.
Outras palavras de Oivlis
Estamos destruindo o Planeta, não nos preocupamos com as consequências da nossa ação, exterminando tudo que está a nossa volta, impiedosamente, sem pensar nas presentes e futuras gerações, num comportamento antropocêntrico e egocêntrico.
A Encíclica do Pontífice e o projeto da Pastoral nos convida a refletir sobre os problemas socioambientais acima mencionados.
Conforme relato do Santo Padre na Encíclica: “Nunca maltratamos e ferimos a nossa casa comum como nos últimos dois séculos” e nos chama a “tornar-nos os instrumentos de Deus Pai para que o nosso planeta seja o que Ele sonhou ao criá-lo e corresponda ao seu projeto de paz, beleza e plenitude”.
O Sumo Sacerdote nos convida a revertermos a triste realidade com que aflige o mundo, dizendo: “Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativa e capacidades”.
Pensando global e agindo local podemos mudar e salvar o mundo.
Seja diferente, preserve o meio ambiente!